Fifa avalia proposta brasileira para sediar Copa do Mundo de 2014

Agência Brasil

ZURIQUE - Passados 57 anos desde que a primeira Copa do Mundo foi realizada no Brasil, o país tem a chance de sediar pela segunda vez o maior evento mundial de futebol. Nesta terça-feira o Comitê da Candidatura Brasil 2014 apresentou a proposta brasileira para sediar a Copa aos integrantes do Comitê Executivo da Federação Internacional de Futebol (Fifa), na sede da instituição em Zurique, Suíça.

No evento, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Esporte, Orlando Silva, prometeu que o mundial de 2014 será a melhor Copa do Mundo da Fifa nos últimos tempos. Ele lembrou que o futebol é um dos principais componentes da cultura brasileira. "O Brasil é uma pátria de chuteiras", disse.

O ministro disse também que a Copa é um projeto nacional que servirá para o desenvolvimento do país, além de consolidar a paixão pelo futebol e criar oportunidades para a criação de empregos.

Em nome dos governadores, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, destacou alguns pontos do patrimônio ambiental do Brasil, como o Rio Amazonas. Ele disse que a Copa terá o "mais apaixonado engajamento do povo brasileiro" e todo o apoio político necessário. "Prova disso está aqui, nesta solenidade, onde estão presentes 12 colegas governadores de diferentes partidos políticos e de todas as regiões do país", destacou.

O Brasil é o único candidato para sediar a Copa do Mundo de 2014, que está programada para ocorrer na América do Sul, seguindo rodízio realizado pela Fifa entre as confederações continentais. Outros países da região chegaram a demonstrar interesse em sediar o evento, mas fecharam apoio à candidatura brasileira.

Neste momento, o Comitê Executivo da Fifa está reunido para avaliar a proposta do Brasil. Por volta de meio-dia (horário de Brasília), a Fifa anuncia se haverá uma segunda Copa do Mundo em solo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia acompanhado de ministros e de governadores de estados que pretendem sediar jogos do mundial.

A última vez que uma Copa do Mundo foi realizada na América do Sul foi em 1978, na Argentina. O primeiro mundial ocorreu em 1930 e desde lá foram 19 edições.