Jogadores elegem Kaká o melhor do mundo no ano

Agência AFP

RIO - O brasileiro Kaká, campeão da Copa dos Campeões da Europa com o Milan na última temporada, foi escolhido o jogador do ano por seus colegas de profissão, conquistando o principal prêmio do FIFPro Awards 2007.

A FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) é constituída pelas associações representativas dos jogadores profissionais da França, Escócia, Inglaterra, Itália e Holanda.

Com a eleição, o meia-atacante Kaká, 25 anos, sucede o compatriota Ronaldinho como o melhor do planeta, já que o jogador do Barcelona, da Espanha, vencera o prêmio nos dois anos anteriores.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela recebeu o Prêmio da Paz por seu combate contra o racismo. No ano passado, a distinção foi para o Barcelona e a iniciativa de colocar a logomarca do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) nas camisas do clube.

Mais de 25 mil jogadores profissionais votaram em todo o mundo (de um total de 60 mil profissionais).

O time ideal dos atletas foi o seguinte: Buffon; Nesta, Cannavaro, Terry e Puyol; Cristiano Ronaldo, Kaká e Gerrard; Messi, Drogba e Ronaldinho.

Kaká ainda é o favorito para levar o prêmio de melhor do mundo da Fifa e a Bola de Ouro da revista France Football.

Ele teve uma atuação destacada na temporada, sendo, inclusive, o artilheiro da Copa dos Campeões na campanha que culminou com o título do Milan após final contra o Liverpool, fda Inglaterra.