Juliana e Larissa conquistam o título na Finlândia

Agência JB

RIO - Campeãs Pan-Americanas, as brasileiras Juliana e Larissa, conquistaram, neste sábado, o quarto título da temporada ao derrotarem as chinesas Tian Jia/Wang Jie pela 14ª etapa do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, disputada na Finlândia. Na decisão, realizada na ilha de Aland, a dupla do Brasil superou as líderes do ranking mundial, por 2 sets a 0, parciais de 21/19 e 21/15, em 38 minutos de partida.

Antes da Finlândia, as atuais bicampeãs da competição haviam conquistado a medalha de ouro na Polônia, em Portugal e na Noruega. A vitória coloca a dupla brasileira em vantagem sobre as rivais chinesas no retrospecto em sete duelos na atual temporada, são quatro triunfos do Brasil contra três das orientais. No geral, são onze jogos entre as duplas e sete vitórias das brasileiras.

Com o primeiro lugar em Aland, Juliana e Larissa somam mais 600 pontos no ranking mundial. Desta forma, elas têm 6.320 pontos, contra 6.740 das chinesas. Das 17 etapas do calendário do circuito mundial, apenas os 12 melhores resultados de cada dupla serão levados em conta para a pontuação do ranking mundial. As chinesas participaram das 14 etapas do ano (tendo os dois piores resultados descartados), enquanto as brasileiras disputaram apenas 11.

As duas próximas etapas do circuito mundial, na Rússia e no Brasil, não terão com a presença das chinesas, propiciando às brasileiras a chance de assumir a liderança no ranking, caso conquistem o título já em São Petesburgo, na Rússia.

- Estamos muito satisfeitas com nosso desempenho aqui na Finlândia. Provavelmente não veremos as chinesas antes da última etapa do ano, no começo de novembro, na Tailândia, ou até mesmo do começo da próxima temporada. Espero que possamos conquistar o título do circuito mundial mais uma vez, pois é uma meta importante para nós - diz Juliana, eleita a melhor jogadora da etapa finlandesa.

O primeiro set da decisão em Aland começou extremamente favorável para a dupla brasileira. Impondo um ritmo forte, Juliana e Larissa logo se viram com uma boa vantagem no marcador: 6/1. A confortável diferença a favor das brasileiras se manteve até o 17º ponto, quando as chinesas conseguiram igualar o placar. A dupla da China chegou a ficar em vantagem (19/18), mas Juliana e Larissa marcaram três pontos consecutivos e fecharam a parcial em 21/19.

No começo do segundo set, as duas duplas se alternaram na liderança do placar até que o Brasil fez 7/6 e não perdeu mais a ponta. A vantagem pulou para três pontos (11/8), quatro (15/11) e terminou em seis, quando Juliana e Larissa fecharam o set em 21/15, encerrando a partida.

- Traçamos uma estratégia para dificultar a defesa das chinesas e a Juliana conseguiu cumpri-la à risca. A Larissa passou muita segurança no levantamento, na defesa e no saque. Enfim, conseguimos ser melhores que as chinesas durante toda a partida - comenta o técnico Reis Castro.