Comitê 2014 realiza encontro para definir cidades

Portal Terra

RIO - O presidente do Comitê de Candidatura Brasil 2014, Ricardo Teixeira, participou, nesta sexta-feira, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, do Encontro Preparatório para Inspeção da Fifa nas 18 cidades candidatas a organizar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Além de Teixeira, o evento contou com a presença do ministro do Esporte, Orlando Silva, do secretário de Esporte do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e dos representantes das cidades candidatas.

Em discurso, Orlando Silva destacou o apoio do Governo Federal, concretizado com a assinatura das 11 Garantias Governamentais e pelo desejo manifestado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em realizar a Copa do Mundo no Brasil.

- O presidente Lula, quando assinou as Garantias Governamentais, não cumpriu um mero ato protocolar. Ele o fez com entusiasmo, com a convicção de que a Copa do Mundo em 2014 será importante para o Brasil não somente no terreno esportivo, mas também para o desenvolvimento do país - diz.

O presidente Ricardo Teixeira orientou os representantes das cidades candidatas sobre os procedimentos na apresentação aos integrantes da Comissão de Inspeção da Fifa, que deve ocorrer entre os dias 23 de agosto e 2 de setembro.

A inspeção deve incluir informações sobre estádios e locais de treinamentos, hotéis e acomodações, instalações médicas e hospitalares, capacidade aeroportuária, transporte, motivação da população para organizar o evento e herança que a Copa deixará para as cidades.

- A CBF fez o seu papel indicando as 18 cidades-candidatas à Fifa. Agora a bola está com as cidades. A escolha não é da CBF e vai depender de as candidatas convencerem a Fifa que são a melhor opção - diz Teixeira.

Das 18 cidades que demonstraram interesse em receber os jogos, apenas 12 devem ser selecionadas, em decisão que será anunciada pelo Comitê no dia 31 de outubro. O anúncio da Fifa sobre o país-sede da Copa de 2014 ocorrerá no dia 30 de outubro.

As cidades brasileiras candidatas são Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife/Olinda, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.