Portal Terra
MARINGÁ - Cortado da seleção brasileira masculina de vôlei às vésperas do Pan-Americano do Rio, Ricardinho já encerrou o livro 'Levantando a vida - a história de um campeão chamado Ricardinho', que será lançado no dia 14 de agosto, no seu restaurante, Dezessete, em Maringá. A obra do jogador chega às livrarias no dia 15.
O último capítulo é justamente sobre o corte do Pan, contando, segundo a editora, "os fatos que antecederam a participação do vôlei masculino" na competição.
O penúltimo capítulo é dedicado à Liga Mundial deste ano, em que o Brasil conquistou o heptacampeonato e Ricardinho foi eleito o melhor jogador.
Durante a disputa da Liga, Ricardinho enviava informações ao escritor para adiantar a obra, que foi concluída nesta semana, com o capítulo do Pan.
Editado pela Dental Press, o livro começou a ser escrito em fevereiro por Luiz Carlos Ramos e foi concluído em julho. Mostra a trajetória do levantador, contando que ele chegou a ficar desempregado e até pensou em abandonar o vôlei. São 256 páginas, com 42 capítulos e mais de 130 fotos.
A idéia inicial de Ricardinho era a de promover um lançamento badalado, em São Paulo, mas, após o episódio do corte da seleção, o levantador optou por um evento bem mais simples, em Maringá, onde mora com a família.