Agência EFE
PEQUIM - A siderúrgica pequinesa Shougang, uma de fabricas mais poluentes de Pequim, fechará uma de suas principais unidades de produção na capital chinesa no início de 2008, para melhorar os graves índices de poluição durante os Jogos Olímpicos.
A agência "Xinhua" informa neste sábado que os pequineses aguardavam há anos o fechamento e a transferência das usinas de Shougang para os arredores da cidade, devido aos grandes estragos ambientais que a empresa causa ao redor da capital chinesa.
O Governo chinês se comprometeu a fazer de Pequim uma cidade "ecológica", com céu azul e água limpa, quando foi nomeada anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2008, lembra a "Xinhua".
Shougang começou a produzir em 1919 - a apenas 17 quilômetros da emblemática Praça da Paz Celestial, situada no coração de Pequim - e em 2005 iniciou a transferência de suas unidades para a localidade de Caofeidian, na província de Hebei, perto da capital.
Até 2010, a siderúrgica deve ter transferido todas suas unidades para Caofeidian, e começou a reduzir sua produção em Pequim, com o fechamento de instalações com capacidade de produção de 2 milhões de toneladas.
Durante os Jogos, Shougang manterá uma capacidade de produção de 4 milhões de toneladas em suas usinas de Pequim, mas suas operações seguirão estritas diretrizes do Governo.