Agência EFE
PEQUIM - Zhang Hai, ex-presidente do clube de futebol chinês Shenzhen Jianlibao, campeão do país na temporada de 2004, foi condenado a 15 anos de prisão por corrupção, informou a agência oficial 'Xinhua'. Zhang foi declarado culpado de apropriação indevida de US$ 27,2 milhões de dólares da Jianlibao, empresa do setor de bebidas não-alcoólicas. O julgamento do dirigente durou pouco mais de dois meses.
Zhang, detido em 24 de março de 2005, sempre negou qualquer acusação e anunciou que apelará da sentença. O acusado, de 33 anos, adquiriu 40% da Jianlibao em 2001 e passou a presidir a companhia com apenas 28 anos. Sob seu comando, a empresa realizou várias ações de patrocínio do esporte na China. Em 2002, comprou o clube de futebol da cidade de Shenzhen e, no ano seguinte, foi um dos organizadores da primeira excursão do Real Madrid à China.
Zhang iniciou sua carreira de empresário em 1998. Ainda adolescente, ele jurava ser descendente de um Buda tibetano e vendia métodos "misteriosos" para ter boa saúde.