A defensora Kadeisha Buchanan marcou no final do primeiro tempo para dar ao Canadá uma estreia com vitória na Copa do Mundo feminina, batendo Camarões por 1 x 0 nesta segunda-feira, em partida chuvosa no Stade de La Mosson.
Buchanan surgiu feito um raio na pequena área e completou cobrança de escanteio com uma cabeçada para marcar o único gol do jogo aos 45 minutos do primeiro tempo.
Ainda assim, a vitória não foi convincente para o Canadá, quinto colocado no ranking da Fifa e quadrifinalista na última edição da Copa do Mundo.
Apesar de toda a posse de bola e trocas de passes, o Canadá concluiu a gol apenas três vezes, enquanto lutava para superar a defesa africana.
A veterana capitã canadense, Christine Sinclair, não teve grandes chances para se tornar a primeira jogadora a marcar em cinco edições diferentes do Mundial feminino, recorde que busca neste ano.
Nichelle Prince acertou a trave pouco antes do gol de Buchanan, e mais tarde, já no final do jogo, ficou próxima de marcar em tentativa de perto da meta.
O Canadá, porém, quase pagou caro pelas chances perdidas quando Claudine Meffometou subiu mais que a zaga em cobrança de escanteio aos 25 minutos do segundo tempo e quase empatou, na única grande chance da noite para Camarões.
A outra partida deste grupo E acontece na terça-feira, quando a campeã europeia Holanda estreia contra a Nova Zelândia em Le Havre.
(Reportagem de Mark Gleeson na Cidade do Cabo)