ASSINE
search button

Vasco derrota o Ceará em São Januário e deixa a zona de rebaixamento

Compartilhar

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESs) - O Vasco venceu a segunda partida consecutiva no Campeonato Brasileiro. Nesta quinta-feira (13), a equipe dirigida por Vanderlei Luxemburgo derrotou o Ceará por 1 a 0, no estádio de São Januário, e deixou a zona de rebaixamento.

Com o resultado, a equipe cruzmaltina chegou a nove pontos depois de ter começado a rodada na 18ª colocação. O Ceará, por sua vez, completou três rodadas sem vitória e permanece com dez pontos.

Esta foi a última partida antes da paralisação para a Copa América. Na próxima rodada, o Vasco encara o Grêmio, fora de casa, enquanto o Ceará visita o Fluminense.

O Vasco fez um primeiro tempo em que se mostrou bastante seguro, conseguindo dominar e não levar sustos, mas errando bastante na hora da conclusão das jogadas. O ímpeto, porém, não foi mantido e, no segundo tempo, deixou bastante espaço, vendo o Ceará quase chegar ao gol. A vitória veio em um lance de bola parada, que Danilo Barcelos, atento, soube aproveitar.

O Ceará deu a impressão de "jogar para não perder". Na etapa inicial, não deu nem um chute sequer ao gol. Na volta do intervalo, até subiu a marcação e atrapalhou a saída de bola, chegando quase a abrir o placar, mas, ainda assim, foi um time tímido e pouco conseguiu fazer.

Com o apoio da torcida, o Vasco partiu para cima e conseguiu boas tramas ofensivas e criou oportunidades nos primeiros minutos, mas, quando não pecava no último passe, errava na finalização. Marrony e Tiago Reis chegaram perto de balançar a rede, mas falharam. Já o Ceará, apostava nas saídas em velocidade, principalmente nos avanços pela esquerda, mas não conseguiu furar a marcação adversária.

No primeiro tempo, foram nove finalizações da equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo contra nenhum dos comandados de Enderson.

No segundo tempo, o Ceará adiantou a marcação e dificultou a saída de bola cruzmaltina, enquanto a equipe da casa se mostrava mais lenta. Desta forma, os vascaínos procuraram ficar mais tempo com a bola, até porque a recomposição já não era mais a mesma e o time deixava lacunas.

A equipe alvinegra, por sua vez, buscava aproveitar os espaços. Apesar de chegar ao ataque com mais facilidade, o time visitante ainda se equivocava. O cenário alterou um pouco com a entrada de Matheus Gonçalves, que foi bem, mas também sem muito sucesso.

Quando o jogo ainda estava 0 a 0, o Ceará quase abriu o placar, mas foi impedido por um jogador do próprio Ceará. Romário, dentro da área, rolou para Ricardinho. O volante chutou sem marcação, mas a bola explodiu em Romário e foi para fora! O atacante fez o papel de zagueiro.

Se com a bola rolando as chances não estava se concretizando em gol, foi na bola parada que a torcida celebrou. Após cobrança de escanteio, a bola desviou, pegou na trave e, no rebote, Danilo Barcelos, sem marcação cabeceou para o fundo da rede. O árbitro chegou a colocar a mão no ouvido para a consulta ao VAR, mas o gol foi confirmado, fazendo São Januário explodir de alegria.

VASCO

Fernando Miguel; Yago Pikachu, Henríquez, Ricardo Graça, Danilo Barcelos; Raul, Andrey (Jairinho), Marcos Junior; Rossi, Marrony (Lucas Mineiro), Tiago Reis (Valdívia). T.: Vanderlei Luxemburgo

CEARÁ

Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio, João Lucas; Fabinho, Ricardinho, Fernando Sobral, Thiago Galhardo (Felipe Baxola); Leandro Carvalho (Matheus Gonçalves), Bergson (Romário). T.: Enderson Moreira

Estádio: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)

Juiz: Flavio Rodrigues de Souza (SP)

Cartões amarelos: Fabinho e Luiz Otavio (Ceará)

Gol: Danilo Barcelos, aos 34min do segundo tempo (Vasco)