ASSINE
search button

Botafogo e Grêmio testam expectativas cruzadas no Brasileiro

Thiago Ribeiro/Botafogo -
Diego Souza
Compartilhar

A despedida do Campeonato Brasileiro antes da pausa para a Copa América coloca frente à frente duas equipes que inverteram expectativas até aqui —trata-se de Botafogo e Grêmio, que se encontram às 19h15 desta quarta-feira (12), no Engenhão.

Hoje quarto colocado, com 15 pontos, o time alvinegro chegou à competição desacreditado. Vinha de uma campanha pífia no Carioca, sem sequer chegar às semifinais do turnos, e de uma queda precoce na Copa do Brasil, diante do Juventude, seguida de demissão do técnico Zé Ricardo.

Macaque in the trees
Diego Souza (Foto: Thiago Ribeiro/Botafogo)

Para substituí-lo, o escolhido foi o então comandante do sub-20 do Corinthians, Eduardo Barroca, 37, que, apesar de passagem vitoriosa pela base botafoguense, era desconhecido pela torcida. Dois meses depois, mostra ótimas credenciais, com 70% de aproveitamento —sete vitórias e três derrotas, incluindo a Sul-Americana.

"É um treinador jovem, mas com ideias de jogo fantásticas. O Botafogo fica muito tempo com a posse der bola, é agressivo. É um futebol corajoso, sem medo de errar", avaliou o zagueiro Gabriel, que vê o time em lua de mel com os torcedores. "Mas é apenas o início, não podemos ficar acomodados", ponderou.

Já o Grêmio traçou caminho inverso ao do Botafogo. Acostumado nos últimos anos a ser cotado como favorito em tudo o que disputa, chegou a ser campeão gaúcho e avançou às oitavas da Libertadores com desempenho razoável, mas ficou muito aquém do esperado no Brasileiro.

A equipe de Renato Portaluppi, no comando tricolor desde setembro de 2016, só deixou a zona de rebaixamento na rodada passada, ao vencer o Fortaleza —é agora a 13ª colocada, com oito pontos somados ao longo de duas vitórias, dois empates e quatro derrotas.

"A vitória passada foi importante para dar um gás para a última partida antes da parada. É fundamental vencer para terminar bem", disse o lateral Leo Gomes.

Improvisado na esquerda no jogo anterior, ele retomará o lado direito, já que Juninho Capixaba, livre após cumprir suspensão, reforçará o time, tal como Michel, recuperado de lesão. O Botafogo, por sua vez, mantém os titulares de seu último compromisso, a vitória sobre o CSA.

BOTAFOGO

Diego Cavalieri; Fernando, Carli, Gabriel e Gilson; Cícero, Alex Santana e João Paulo; Erik, Luiz Fernando e Diego Souza. T.: Eduardo Barroca

GRÊMIO

Paulo Victor; Leo Gomes, Geromel, Rodriguez e Juninho Capixaba; Maicon, Michel, Alisson, Jean Pyerre e Tardelli; Felipe Vizeu. T.: Renato Portaluppi

Estádio: Engenhão, no Rio

Horário: 19h15 desta quarta

Juiz: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza (PB)