Espanha e Portugal começarão uma análise profunda para uma proposta de sediar a Copa do Mundo de 2030, disseram as federações dos dois países, neste sábado, sem mencionar o Marrocos, que anteriormente também estaria envolvido.
“Após várias reuniões, as federações de futebol de Espanha e Portugal podem confirmar que devem começar a realizar análises profundas sobre a possibilidade de apresentar uma proposta conjunta para sediar a Copa do Mundo de 2030”, afirmaram as federações em um comunicado conjunto.
“As duas federações gostariam de aproveitar esta oportunidade para dizer que os governos dos dois países foram informados sobre este processo, já que eles terão um papel-chave a desempenhar no seu desenvolvimento.”
O primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, afirmou durante uma visita ao Marrocos, ano passado, que havia sugerido uma proposta em três países, junto com a nação do norte da África, para receber o evento com 48 times.
As três federações não foram imediatamente encontradas para mais comentários.
A Espanha, campeã de 2010, sediou a Copa do Mundo de 1982 e lançou uma proposta que não deu certo, ao lado de Portugal, para receber o torneio de 2018, que ficou com a Rússia.
Portugal nunca sediou a Copa do Mundo, mas recebeu a Eurocopa de 2004.
O Marrocos teve cinco tentativas fracassadas de sediar o torneio, mais recentemente para a edição de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, no México e no Canadá.