ASSINE
search button

Conmebol recua e times rebaixados poderão disputar competições continentais

Compartilhar

A Conmebol resolveu recuar nesta quarta-feira em uma medida que estabelecia um requisito que proibia que times rebaixados nesta temporada participassem de torneios continentais em 2020. A polêmica se deu pois deixava de fora equipes que ainda disputam em competições locais por vagas nos campeonatos internacionais, como na Argentina.

A entidade que comanda o futebol sul-americano informou que suspendeu a medida já que muitas associações afiliadas manifestaram que ainda não haviam adequado seus métodos de classificação em seus torneios nacionais.

A Conmebol acrescentou que convidou os diretores de competições das associações para uma reunião em 29 de maio em Buenos Aires para discutir o calendário e os métodos de classificação para as edições da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2021.

A decisão de proibir a participação de clubes rebaixados gerou polêmica principalmente na Argentina onde o Tigre --que caiu para a segunda divisão-- chegou às semifinais da Copa da Superliga, cujo ganhador terá direito a jogar a Copa Libertadores e o vice a Sul-Americana.

A Superliga pediu que a Associação de Futebol Argentino (AFA) intervisse na Conmebol para que as novas regras não afetem situações e direitos adquiridos.

Os demais requisitos publicados na nova resolução, que incluem a classificação por mérito próprio, que o clube não esteja cumprindo sanções, que obtenha uma licença de clubes e a apresentação de uma carta de conformidade e compromisso, continuam vigentes.