Torcedores do Peñarol entraram em confronto com torcedores do Flamengo em frente à concentração do time uruguaio, no bairro Leme, na zona Sul do Rio, na tarde desta quarta-feira (3). Segundo a Polícia Militar, cerca de 100 torcedores que estavam em dois ônibus foram detidos e foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal (Jecrim). Os torcedores uruguaios envolvidos na confusão 'se encontram detidos pela polícia e não poderão assistir ao jogo', informou a PM.
A PM explicou que um ônibus do Espírito Santo com torcedores rubro-negros parou perto da praia e os uruguaios partiram para cima, e assim a briga iniciou próximo a em um quiosque perto do hotel onde a delegação do Peñarol está hospedado.
Flamenguista ferido
Imagens que circulam pelas redes sociais mostram a confusão. Um torcedor do Flamengo agredido precisou ser levado de ambulância para o hospital. Ele apresentou ferimentos graves e as imagens da redes sociais mostram marcas de sangue na cabeça da vítima.
No Twitter, Fla se manifesta sobre briga
Por meio do twitter, o Flamengo falou sobre a confusão envolvendo os torcedores dos dois clubes e fez uma apelo aos rubro-negros:
Diante dos lamentáveis acontecimentos protagonizados pelos torcedores do Peñarol na zona sul do Rio, o Clube de Regatas do Flamengo faz um apelo para que a torcida rubro-negra não aceite provocações no estádio. Vamos fazer um grande espetáculo dentro e fora de campo! #CRF #Paz
— Flamengo (@Flamengo) 3 de abril de 2019
Jogo no Maraca
A partida entre o rubro-negro e Peñarol, válida pela Libertadores da América, será realizada às 21h30min, no estádio Maracanã.
Nota da PM
Por meio de uma nota, a assessoria de imprensa da PM se manifestou sobre a confusão entre as torcidas e a conduta de seus agentes durante o momento do conflito.
Questionado sobre o porquê um PM que estava no local não interferiu na confusão, a corporação informou que a orientação é para os agentes não agirem sozinho. A situação foi controlada quando outro agente militar chegou com uma arma na mão.
Confira a resposta da PM na íntegra:
"A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que torcedores do clube do Peñarol do Uruguai e do Flamengo se envolveram e uma confusão no bairro do Leme, Zona Sul da cidade, na tarde desta quarta-feira (3).
Equipes do 19º BPM (Copacabana) e do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE) foram acionadas para conter os envolvidos. Cerca de 100 torcedores uruguaios foram detidos e conduzidos ao Juizado Especial Criminal.
Sobre o vídeo em questão, o policial militar que aparece nas imagens solicitou reforço e, sob orientação de não agir individualmente nesse tipo de caso, estava aguardando a chegada de sua dupla, que atuava em outra ação próxima.
Ressaltamos que o policial manteve a cautela e não utilizou sua arma de fogo, mesmo diante de inferioridade numérica, o que poderia colocar em risco a vida dos envolvidos no tumulto".