Reunião entre Uefa e Ligas europeias em 8 de maio debaterá reforma da Champions

Uma reunião entre a Uefa e a Liga dos Campeões, consagrada aos projetos polêmicos para reformular a Liga dos Campeões, está programada para 8 de maio, informaram nesta quarta-feira fontes concordantes.

Esta reunião reunirá os comitês executivos das entidades e contará com a presença do presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e o presidente das Ligas Europeias, o sueco Lars-Christer Olsson.

"A Uefa se reunirá com representantes das Ligas nas próximas semanas", confirmou à AFP um porta-voz da Uefa.

Outra fonte próxima ao caso informou que a reunião acontecerá em 8 de maio na Suíça. "O objetivo é debater os projetos de reforma da Liga dos Campeões, desenvolvidos pela Associação europeia de clubes (ECA)", explicou a fonte.

Segundo a imprensa, o projeto principal seria disputar, a partir da temporada 2024, a fase de grupos da Liga dos Campeões com quatro grupos de oito equipes, e não mais com oito grupos de quatro equipes.

Isso garantiria mais jogos aos clubes e, consequentemente, mais receita, mas também obrigaria uma reformulação no calendário. Um cenário possível seria a disputa de jogos da Liga dos Campeões nos fins de semana, algo que as Ligas Europeias se mostram veementemente contra.

Esta 'nova' Champions ficaria mais parecida com uma Liga fechada, com os seis primeiros colocados garantindo vaga na edição seguinte, independentemente de suas classificações nos campeonatos nacionais.

"Queremos proteger com todas as forças nossos jogos de fim de semana para os campeonatos, porque precisamos proteger a saúde de nossas Ligas e de todos nossos clubes", explicou à AFP Alberto Colombo, porta-voz das Ligas Europeias.

"Não há projetos concretos neste momento, somente ideias que provocam debates entre a Uefa e a ECA", disse outra fonte.

 

ebe/sg/am