Jornal do Brasil

Esportes

Real e Barça escapam de ingleses, PSG encara United nas oitavas da Champions

Jornal do Brasil

O Real Madrid, atual tricampeão europeu, enfrentará nas oitavas de final da Liga dos Campeões o Ajax, enquanto o Barcelona terá pela frente o Lyon, evitando assim as equipes inglesas, após o sorteio dos confrontos realizado nesta segunda-feira em Nyon, na Suíça.

A sorte, porém, não foi tão generosa para a terceira equipe espanhol no sorteio, o Atlético de Madrid, que precisará medir forças com a Juventus do astro português Cristiano Ronaldo, atual heptacampeã italiana. Manchester United-PSG e Liverpool-Bayern de Munique são os outros duelos de destaque das oitavas de final.

O Real Madrid é, de longe, o clube com mais títulos da competição, tendo vencido quatro de seus 13 troféus nas últimas cinco temporadas.

Embora atravesse um momento ruim na temporada, ainda sofrendo para se reencontrar após as saídas do técnico Zinedine Zidane e de Cristiano Ronaldo, o Real segue sendo um dos favoritos a chegar a mais uma final de Champions, que acontecerá em 1 junho de 2019 no estádio Metropolitano, em Madri.

O Atlético de Madrid, finalista em 2014 e 2016, tem como objetivo voltar a final para tentar conquistar o título continental em seu próprio estádio. Para isso, terão que passar nas oitavas pela Juventus, vice-campeã em 2015 e 2017.

"Se você quer competir e chegar a uma final, que é nosso caso, então é preciso enfrentar os melhores e a Juventus é dos melhores", analisou o gerente de futebol do Atlético, Clemente Villaverde.

O Barcelona do astro argentino Lionel Messi não ergue a 'Taça Orelhuda' desde 2015 e o Lyon será seu primeiro obstáculo no mata-mata no caminho rumo ao título.

Dois dos confrontos mais esperados das oitavas de final, porém, serão disputados fora da Espanha, com o Liverpool encarando o Bayern de Munique e o Manchester United enfrentando o PSG.

Líder isolado do Campeonato Francês e contando com um ataque assustador formado por Neymar, Mbappé e Cavani, o PSG será favorito contra o Manchester United, mas, embora passe por dificuldades nesta temporada, o clube inglês apostará em sua tradição para surpreender os franceses.

"É uma competição muito difícil e é sempre complicado enfrentar o United. Eles têm muita experiência nessa competição que já ganharam várias vezes", lembrou o técnico do PSG, o alemão Thomas Tuchel.

O Liverpool, atual vice-campeão da Champions e líder do Campeonato Inglês, terá pela frente um Bayern que começou a temporada tropeçando e sem mostrar a habitual força doméstica, mas que parece ter reencontrado o caminho das vitórias nas últimas semanas.

Schalke-Manchester City, Tottenham-Borussia Dortmund e Roma-Porto completam o quadro das oitavas, que serão disputadas em 12-13 e 19-20 de fevereiro (jogos de ida) e 5-6 e 12-13 de março (volta).

 

- Duelos das oitavas de final da Liga dos Campeões:

 

Manchester United - PSG

Lyon - FC Barcelona

Schalke 04 - Manchester City

Atlético de Madrid - Juventus

Tottenham - Borussia Dortmund

Roma - Porto

Ajax - Real Madrid

Liverpool - Bayern de Munique

 

- Calendário:

 

12/13-19/20 fevereiro: Jogos de ida das oitavas de final, na casa do primeiro clube citado

5/6-12/13 março: Jogos de volta das oitavas de final, na casa do segundo clube citado

15 março: sorteio das quartas de final e das semifinais em Nyon

9/10 abril: Jogos de ida das quartas de final

16/17 abril: Jogos de volta das quartas de final

30 abril/1 maio: Jogos de ida das semifinais

7/8 maio: Jogos de volta das semifinais

1 junho: final no estádio Metropolitano de Madri

 

bur-gh/am