ASSINE
search button

COI quer envolvimento do esporte na cuzada contra mudanças climáticas

Compartilhar

O mundo do esporte precisa se envolver na luta para frear as mudanças climáticas e o Comitê Olímpico Internacional (COI) tem a intenção de mostrar o caminho, declarou a entidade nesta terça-feira durante a 14ª conferência da ONU sobre o clima, em Katowice, na Polônia.

Em meio às negociações, das quais participam 195 países, o COI e a ONU lançaram uma iniciativa destinada a reunir os projetos das federações e dos clubes esportivos com o objetivo de reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEE).

O acordo de Paris, adotado em 2015, compromete a comunidade internacional a atuar para conter o aumento da temperatura terrestre para "abaixo" da temperatura no planeta anterior à Revolução Industrial.

"Combater a mudança climática é responsabilidade de todos, e o COI leva isso muito a sério", declarou o presidente do COI, Thomas Bach.

A entidade conta com o apoio do príncipe Albert II de Mônaco, presidente da comissão "durabilidade e legado" do COI.

"Por sua dimensão mundial, seu atrativo universal e sua capacidade de inspirar e influenciar milhões de pessoas em todo o mundo, o esporte está especialmente destinado a liderar uma ação climática e para motivar as pessoas a se unirem a nós", declarou o príncipe Albert.

"Aqui, em Katowice, os países se preparam para concretizar seus compromissos em relação à luta contra a mudança climática, e nós estamos dispostos a usar o poder do esporte para apoiar seus esforços", completou.

O esporte se vê afetado pela mudança climática. O aquecimento global e a menor quantidade de neve afetam os esportes de inverno, assim como, no verão, o aumento das temperaturas e as condições climáticas imprevisíveis supõe um desafio para atletas, espectadores e organizadores de eventos.

Além do COI, os comitês organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e de Paris-2024 se juntaram à iniciativa.

mh/bo/cho/am