ASSINE
search button

O destino do Fla nas urnas

Candidatos à presidência apresentam algumas de suas ideias para gerir o clube mais popular do Brasil

GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO -
Eleições no Flamengo
Compartilhar

São 8.176 sócios aptos a votar amanhã nas eleições que vão eleger o presidente do Flamengo para o triênio 2019/2020/2021. Mas o comparecimento às urnas deve ficar na já tradicional marca de 3 mil votantes. São estes, portanto, que vão decidir o destino do clube mais popular do Brasil. Quatro candidatos estão na disputa: Marcelo Vargas (Chapa Branca), José Carlos Peruano (Chapa Amarela), Ricardo Lomba (Chapa rosa) e Rodolfo Landim (Chapa roxa). Todos garantem ter a fórmula para fazer o Flamengo voltar a conquistar títulos, que rarearam nos últimos seis anos, quando o clube foi comandado pelo presidente Eduardo Bandeira de Melo.

Macaque in the trees
Eleições no Flamengo (Foto: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO)

O nome do novo treinador segue sendo um mistério. Apenas José Carlos Peruano já escolheu o seu: Vanderlei Luxemburgo.

Pela primeira vez em muitos anos, o futuro presidente do Flamengo assumirá um clube com revigorada saúde financeira. Será o comandante de uma nação que, ao mesmo tempo em que se orgulha do novo patamar atingido fora das quatro linhas, anda carente de títulos no futebol, a razão de ser do Flamengo. Para isso, terá à disposição um orçamento milionário, talvez o maior do Brasil.

Abaixo, os quatro candidatos apresentam, a um dia da eleição, algumas de suas ideias. Caberá ao sócio decidir quem é o melhor. Nas urnas, como convém a uma democracia. Bom voto.

Por que o senhor deseja ser presidente do Flamengo?

Marcelo Vargas Sou o candidato mais bem preparado, a única chapa verdadeiramente de oposição ao conceito mercadológico implantado no Flamengo nos últimos anos. Além disso, tenho mais experiência de Flamengo do que os demais candidatos. São nove anos no Conselho Fiscal, oito anos no Conselho Deliberativo e 11 anos como sócio proprietário. Eu conheço o clube.

Rodolfo Landim Porque acredito que temos o melhor projeto para o Flamengo. Um projeto que une diversas correntes do clube, com uma grande quantidade de pessoas com diversas habilidades e que poderão contribuir para o Flamengo ser de novo um grande clube social, vencedor nos esportes olímpicos e no futebol. Vamos transformar o Flamengo para voltarmos a ser campeões.

Ricardo Lomba Ser candidato a presidente do Flamengo é uma responsabilidade enorme e motivo de muito orgulho para mim. Fui escolhido pelo meu Conselho Diretor para ser o representante do nosso grupo no próximo triênio. Empresto meu nome com muita honra e convicto de que estou preparado para dar minha contribuição ao clube. Jamais aceitaria o posto se não me sentisse em condições.

José Carlos Peruano Sou o melhor candidato porque dediquei toda a minha vida ao Flamengo. Conheço todo mundo dentro do clube e sempre tive o sonho de ser presidente do Flamengo. Nenhum dos outros candidatos conhece o Flamengo como eu, sabe o que significa ser rubro-negro. Eu tenho DNA rubro-negro e dedico pelo menos 12 horas do meu dia ao clube.

O que fazer de diferente para que o Flamengo volte a conquistar títulos?

José Carlos Peruano É simples: basta ter jogadores com DNA rubro-negro. Para isso, vou contratar ex-jogadores que foram campeões pelo Flamengo para mostrar como é e o que representa ser campeão com a camisa rubro-negra. Campeões do mundo, como Nunes e Adílio têm este perfil. O Rondinelli também tem este DNA. Os jogadores têm que entender o que é o espírito rubro-negro.

Ricardo Lomba Assumi o Departamento de Futebol há pouco mais de um ano e muitas mudanças foram feitas. Tenho respeito pelo presidente, mas isso não impede nossas divergências sobre a metodologia na pasta. Se eleito, pretendo aperfeiçoar duas áreas que considero fundamentais para a evolução do futebol: CEP (Centro de Excelência e Performance) e CIM (Centro de Inteligência de Mercado).

Rodolfo Landim Tudo começa pela liderança, pela mentalidade de quem lidera o processo. O que vemos hoje é uma acomodação geral. Há um conformismo com as derrotas. Vamos mudar esse pensamento, as pessoas serão cobradas e isso certamente reflete no desempenho e na busca por objetivos. Temos que pensar grande e entender que o Flamengo precisa lutar para ganhar tudo que for possível.

Marcelo Vargas Não podemos continuar com a atual política mercantil no futebol do Flamengo. Temos que ter um futebol voltado para os títulos e não para a venda de nossas revelações. Temos que ter foco nos títulos, com trabalho, planejamento e gestão. Nossa meta é, no mínimo, um título por ano. Se não conseguirmos renunciaremos. Quero uma Libertadores no próximo triênio.

Qual será a relação de sua gestão com as torcidas organizadas?

Ricardo Lomba Como está descrito no Plano de Governo que apresentamos aos nossos sócios, temos a intenção de criar uma comissão de arquibancada. A ideia primordial é melhorarmos a relação do clube com as torcidas organizadas. Fui membro de torcida organizada e sei a importância que ela tem para o time. Queremos uma relação sadia e a mais transparente possível.

José Carlos Peruano Sou de torcida organizada e as considero fundamental para o Flamengo. Na minha gestão as portas do clube estarão sempre abertas a elas, que serão tratadas com muito carinho. As torcidas organizadas levam há muito tempo a marca do Flamengo não só pelo Brasil e como muitas vezes pelo mundo. E como tudo na vida, tem umas que são boas e outras que não são.

Marcelo Vargas Fui Presidente da Torcida Jovem do Flamengo, conheço muito bem a arquibancada. Vamos chamá-las à responsabilidade e cadastrar todos os torcedores, aliás, como reza o Estatuto do Torcedor, e incluí-los no Programa de Fidelização do Torcedor. Não podemos e não vamos fazer como a atual diretoria, que distribui ingressos para tentar calar os insatisfeitos.

Rodolfo Landim Quando garoto, eu ficava junto às torcidas no Maracanã. É ali que puxam os cantos e onde se incentiva o time. Vemos os benefícios e um colorido todo especial que trazem para o espetáculo. O que tiver ao nosso alcance para embelezar e fazer do jogo um grande espetáculo, vamos trabalhar e ajudá-los. Mas não vamos em hipótese alguma compactuar com a violência.

Quem será o técnico do Flamengo em 2019?

Rodolfo Landim Podem ter certeza de que não estamos parados, mas precisamos respeitar quem ainda está no comando do Flamengo neste momento. O torcedor e o sócio precisam entender que não temos a caneta ainda para decidir. O que posso dizer é que o nosso treinador será um profissional com perfil vencedor, alguém que entenda que o Flamengo precisa conquistar títulos.

Marcelo Vargas Antes de falar em nomes temos que definir o perfil do treinador que queremos. Já defini com o meu vice-presidente geral e de futebol, Mauro Serra, e o meu supervisor de futebol, Guilherme Kroll, que temos que ter um técnico “cascudo” e vencedor, que conheça futebol e principalmente que entenda o significado de estar trabalhando no Flamengo.

José Carlos Peruano A minha ideia inicial era contratar o Cuca, mas com o problema que ele tem no coração não vai dar, né. Depois, pensei no Marcelo Cabo, mas ele renovou com o CSA. Diante disso, o melhor nome para assumir o time em 2019 é o do Vanderlei Luxemburgo. Ele tem o DNA rubro-negro, é Flamengo e conhece como funcionam as coisas no clube. O Luxemburgo é o cara.

Ricardo Lomba Prometo que, se eleito, a torcida terá essa resposta o quanto antes. Sempre mantive a postura em todas as entrevistas que dei nesses últimos meses. Depois do dia 8, caso eu venha a ser eleito presidente, todos saberão quem será o técnico do Flamengo para 2019. Antes disso, prefiro evitar falar a respeito em respeito aos associados e torcedores de um modo geral.