Jornal do Brasil

Esportes

Praia Clube 'passeia' e Minas sofre para vencer em estreia no Mundial de Clubes

Jornal do Brasil

As duas equipes brasileiras que participam do Mundial de Clubes feminino estrearam com vitória na madrugada desta terça-feira, em Shaoxing. Mas os desempenhos foram quase opostos na cidade chinesa. Enquanto o Dentil/Praia Clube, de Uberlândia (MG), passeou em quadra contra o tailandês Supreme Chonburi, o Minas sofreu para superar o Volero Le Cannet, da França.

A equipe de Uberlândia, convidada da organização e atual campeã da Superliga, derrotou o rival da Tailândia pelo placar de 3 sets a 0, com parciais de 22/25, 16/25 e 14/25. Os destaques da partida foram a ponteira Fernanda Garay e a meio-de-rede Carol, maiores pontuadoras da partida, com 13 acertos cada. Pelo time rival, Pleumjit Thinkaow anotou 12.

Apesar da vitória por 3 a 0, o time brasileiro ocupa a segunda colocação do Grupo B - o torneio conta com oito equipes divididas em dois grupos de quatro cada; avançam às semifinais os dois melhores de cada chave. Isso porque o turco Eczacibasi Vitra, um dos favoritos ao título, derrotou o Altay Volleyball Club, do Casaquistão, cedendo menos pontos no placar: 25/10, 25/11 e 25/15.

Praia Clube e Eczacibasi somam três pontos cada na tabela, mas o time turco leva vantagem na média de pontos. As brasileiras voltam à quadra nesta madrugada, à meia-noite (horário de Brasília), para enfrentar o Altay.

Em outro jogo desta madrugada, o Minas teve dificuldade para superar o Volero Le Cannet. As brasileiras precisaram de cinco sets para levar a melhor no marcador: 17/25, 25/20, 25/16, 17/25 e 16/14. O sufoco evitou uma decepção precoce na competição. Uma derrota poderia deixar a equipe brasileira em situação complicada na busca pela classificação.

Carol Gattaz foi o principal destaque brasileiro, com 19 pontos. Bruna Honório contribuiu com 17. Mas, individualmente, elas foram ofuscadas pelo grande desempenho de Heidy Casanova Alvarez que, sozinha, venceu um set inteiro: 25 pontos.

O resultado deixou o Minas na liderança provisória do Grupo A, com três pontos. O outro jogo da chave ainda não foi disputado, entre o chinês Zhejiang e o turco Vakifbank, outro grande favorito ao título. O próximo adversário do Minas será o Zhejiang, às 10 horas desta quarta-feira (horário de Brasília).