ASSINE
search button

Williams anuncia volta de Robert Kubica como piloto titular

Polonês guiará carro da equipe britânica na próxima temporada

Compartilhar

A Williams anunciou nesta quinta-feira (22) o polonês Robert Kubica, 33 anos, como seu piloto titular na próxima temporada, ao lado do novato britânico George Russell, 20.

Piloto de testes da equipe em 2018, Kubica voltará a ter um carro na Fórmula 1 quase oito anos depois do grave acidente que quase encerrou sua carreira nas pistas, em fevereiro de 2011.

Na ocasião, o polonês bateu durante uma prova de rali na Itália e teve múltiplos traumatismos no braço, na perna e na mão, que correu o risco de ser amputada.

"Robert impressionou a equipe após conduzir vários testes para a Williams em 2017, antes de se tornar piloto reserva e de desenvolvimento na temporada de 2018. Durante esse período, Robert gastou bastante tempo trabalhando nos autódromos e na fábrica, também tendo a oportunidade de guiar o FW41 em testes oficiais", diz uma nota da Williams.

No comunicado, Kubica afirma que foi um "desafio" voltar ao grid da F1. "Mas o que parecia quase impossível está começando a parecer possível", declarou. O polonês disputou cinco temporadas na categoria, conquistando uma vitória e 12 pódios, e chegou a figurar como um dos mais promissores pilotos da F1.