ASSINE
search button

Vida ou morte em Itaquera

Desesperado, Vasco busca primeira vitória sobre o Corinthians em oito anos

Rafael Ribeiro/Vasco -
Pikachu mostra habilidade no treino. O meia volta ao time do Vasco em momento decisivo
Compartilhar

A distância para a zona de rebaixamento é de apenas dois pontos e três posições, com uma tabela difícil pela frente. Para cumprir sua missão e escapar da quarta queda em 11 anos, o Vasco precisará esquecer tudo que fez – ou que deixou de fazer – em 34 rodadas do Campeonato Brasileiro e jogar cada uma das quatro partidas restantes como autênticas finais. A começar por hoje, às 19h, em confronto direto com o também desesperado Corinthians, na Arena Corinthians.

Macaque in the trees
Pikachu mostra habilidade no treino. O meia volta ao time do Vasco em momento decisivo (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

“Precisamos fazer uma partida segura. Nos fechar bem atrás, aproveitar os contra-ataques e esperar o erro do Corinthians, jogar a pressão para o lado deles. Eles também serão pressionados pela torcida”, projetou Thiago Galhardo, o melhor em campo no empate em 1 a 1 com o Atlético-PR. O meia também ressaltou o espírito de luta necessário para a equipe se livrar do rebaixamento.

“Temos que tirar forças de nós mesmos. Faltam quatro jogos, quatro partidas dificílimas, sendo três delas contra equipes de São Paulo, mas seguimos dependendo das nossas forças”, destacou.

O time atual do Corinthians passa longe de assustar. O retrospecto recente contra o adversário, no entanto, é um fantasma para o Vasco. Já são 14 partidas sem saber o que é vitória contra o algoz do Brasileiro de 2011 e da Libertadores de 2012. O último triunfo data de outubro de 2010.

Mais distante ainda é a última vez que o Vasco ganhou em São Paulo, em 2007, mas essa é uma lembrança que certamente atormenta os corintianos em relação às expectativas para hoje.

Naquela ocasião, na penúltima rodada do Brasileiro, o Corinthians vivia situação ainda mais arriscada, e era obrigado a vencer um Vasco sem grandes pretensões. A cabeçada decisiva de Alan Kardec, porém, aumentou o drama dos paulistas, que acabaram rebaixados. Hoje, Maxi López e cia precisarão encarnar o espírito de Alan.

Times

Corinthians: Cássio, Fagner, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Ralf, Thiaguinho, Pedrinho, Jadson e Clayson; Danilo.

Vasco: Fernando Miguel, Luiz Gustavo, Henríquez, Leandro Castán e Henrique; Willian Maranhão, Andrey, Pikachu, Thiago Galhardo e Rildo; Maxi López. Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO).