ASSINE
search button

Seleção tem vitória sem brilho

Adrian DENNIS / AFP -
Neymar sofre marcação dupla dos uruguaios. O brasileiro chegou a 60 gols pela seleção
Compartilhar

Foram oito cartões amarelos, muitas faltas e pouca emoção. Resumindo: o amistoso entre Brasil e Uruguai, ontem, na capital inglesa, foi de dar sono. Menos mal que a seleção venceu por 1 a 0, gol de pênalti de Neymar, que chegou a seu 60º tento com a camisa amarela. Está atrás apenas de Zico (66), Ronaldo (67) e Pelé (95). Terça-feira o Brasil enfrenta Camarões, também em Londres, no último amistoso de 2018.

Foi a quinta vitória da seleção em cinco jogos após a Copa do Mundo. E em nenhum deles a defesa do time do técnico Tite foi vazada. Mais uma vez Richarlison aproveitou a oportunidade. O ex-jogador do Fluminense entrou na etapa final e quase faz um belo gol em passe preciso de Neymar. Tite não esconde sua admiração pelo atacante, que atuou nos cincos amistosos pós Rússia.

Macaque in the trees
Neymar sofre marcação dupla dos uruguaios. O brasileiro chegou a 60 gols pela seleção (Foto: Adrian DENNIS / AFP)

Elogios a Richarlison e Allan

“A surpresa mais agradável até agora foi o Richarlison. Quem estava na lista na primeira convocação após o Mundial era o Pedro. As oportunidades aparecem. Cabe ao atleta aproveitar”, destacou Tite.

Foram cinco cartões amarelos no primeiro tempo – dois para o Brasil e três para o Uruguai – e pouco futebol. A seleção chutou seis vezes a gol, contra quatro dos uruguaios, que, no entanto, foram mais perigosos.

O panorama não se alterou muito após o intervalo. Nem Tite aguentou tanto marasmo e fez duas alterações que melhoraram a seleção Aos15, tirou Douglas Costa, que pouco produzia, e pôs Richarlison. Também trocou Renato Augusto, completamente apagado, por Allan. O jogador do Napoli entrou bem e também recebeu elogios do treinador após a partida. “Allan também foi uma agradável surpresa. Entrou muito bem”, disse o treinador.

A seleção realmente subiu de produção com as duas trocas. Passou a jogar mais perto da área uruguaia e acabou chegando à vitória aos 30 minutos. E num lance polêmico. Danilo penetrava na área e a bola bateu no seu braço, antes de receber falta clara de Laxalt. Os uruguaios reclamaram muito o toque do lateral brasileiro. Suárez, por sinal, recebeu cartão amarelo e quase foi expulso. Neymar cobrou com categoria e fez o gol da vitória.

Aos 37 aconteceu o lance mais plástico da partida. Neymar recebeu na esquerda e deu passe de mais de 20 metros para Richarlison, que penetrava pela direita. O atacante do Everton bateu de primeira e a bola passou raspando à trave.

Apesar do jogo com poucos lances de emoção, Tite gostou da atuação da sua equipe. Lembrou que em 31 jogos esta foi a 23ª vez que o Brasil saiu de campo sem levar gol. “Tirando duas saídas de bolas erradas nossas, que quase acabaram em gol do Uruguai, a equipe teve consistência, mesmo bastante modificada.

Apesar de ter direito a seis trocas, Tite fez apenas duas contra o Uruguai. Contra Camarões vai mexer mais no time.

Time

Brasil: Alisson, Danilo, Marquinhos, Miranda e Filipe Luís; Walace, Arthur e Renato Augusto (Allan); Douglas Costa (Richarlison), Neymar e Firmino.

Uruguai: Campaña; Mathias Suárez, Cáceres, Velázquez (Méndez) e Laxalt; Torreira, Bentancur, Vecino e De Arrascaeta; Cavani e Suárez. Juiz: Craig Pawson (Inglaterra). Cartões amarelos: Torreira, Mathias, Vecino, Cáceres, Suárez, Cavani, Douglas Costa e Walace.