ASSINE
search button

Acompanhe minuto a minuto Botafogo X Flamengo

No Nilton Santos, partida é decisiva para os dois times

Gilvan de Souza/Flamengo -
Éverton Ribeiro no Ninho do Urubu. Jogador é um dos trunfos do Fla para vencer o clássico
Compartilhar

Uma partida decisiva tanto para o terceiro quanto para o o décimo quarto colocado. Assim pode ser definido o clássico de hoje (19h), entre Flamengo e Botafogo, no estádio Nilton Santos. Se para o rubro-negro até mesmo um empate pode sepultar de vez o sonho do título brasileiro, para os anfitriões uma derrota aumentará o temor de um rebaixamento que seria catastrófico em todos os sentidos.

>> Acompanhe minuto a minuto Botafogo X Flamengo

Não por outro motivo, a partida de logo mais está cercada de tensão e expectativa. O Botafogo fez promoção de ingressos para chamar a torcida. Quer criar um ambiente semelhante ao de domingo passado, quando mais de 20 mil pessoas jogaram junto com os jogadores na fundamental vitória de 1 a 0 sobre o Corinthians.

“A torcida precisa nos apoiar bastante. Com essa vibração, tenho certeza que o time vai responder em campo”, disse ontem o técnico Zé Ricardo, praticamente implorando que os torcedores alvinegros apoiem o time do início ao fim.

Macaque in the trees
Éverton Ribeiro no Ninho do Urubu. Jogador é um dos trunfos do Fla para vencer o clássico (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Dorival rejeita favoritismo

Do lado rubro-negro, só há uma única certeza: o time precisa voltar a vencer, o que não acontece há duas rodadas, já que o Flamengo empatou com Palmeiras (1 a 1) e São Paulo (2 a 2). A seis pontos do líder, ninguém contesta que o time não pode mais perder pontos nas últimas seis rodadas. A torcida ainda não desanimou e já esgotou os ingressos para o setor destinado aos rubro-negros.

“Já há algumas rodadas que não temos direito de errar. Nossa equipe vem jogando um grande futebol há alguns jogos. Mas queremos muito mais que isso. Estamos preocupados e trabalhando para voltarmos a ter resultados’’, afirmou o técnico Dorival Júnior.

Além da necessidade de ajudar o time a conquistar a vitória, a torcida do Botafogo tem outra motivação para ir ao Nilton Santos. Já recuperado da grave contusão que sofreu na derrota de 2 a 0 para o Flamengo, ainda no primeiro turno, o goleiro e ídolo Jefferson estará no banco.

É a primeira vez, desde a segunda rodada, no empate em 1 a 1 com o Sport, que Gatito Fernández e Jefferson são relacionados juntos para uma partida.

“Jefferson está relacionado. Seu retorno neste momento é muito importante, como líder e como atleta experiente. Vai agregar bastante”, prevê o treinador alvinegro, que empatou os três jogos à frente do Vasco que fez contra o Flamengo, desde que deixou o clube, em 2017.

Apesar da distância que separa cada equipe na tabela, da diferença de objetivos e do orçamento de cada clube, Dorival não quer ouvir falar em favoritismo de sua equipe. “Eu acho que a palavra clássico já define o que deve ser essa partida. Tivemos ao longo do ano jogos sempre disputados, sempre decisivos. Acho que não será diferente desta vez’’.

Botafogo: Gatito Fernández, Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Gílson; Rodrigo Lindoso, Gustavo Bochecha, Matheus Fernandes, Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando; Kieza. Flamengo: César, Rodinei, Léo Duarte, Réver e Renê; Cuéllar, Willian Arão, Éverton Ribeiro, Lucas Paquetá e Vitinho; Uribe. Juiz: Bráulio da Silva Machado (SC).