ASSINE
search button

Pressionado pelo Z4, Vasco recebe o Inter em São Januário

Rafael Ribeiro/Vasco -
Pikachu e Ramon se aquecem em treino no CT do Vasco. Dupla deve ser titular contra o Inter
Compartilhar

Para um time que briga desesperadamente contra o rebaixamento, a esta altura do campeonato qualquer tropeço pode ser fatal. Ainda mais em casa, em se tratando de uma equipe que se vê incapaz de vencer fora. Contra o Internacional, hoje, às 21h30, o Vasco inicia em São Januário a corrida pelos 11 pontos restantes, que devem ser suficientes para garantir a permanência na Série A do Brasileiro.

Após o Inter, terceiro colocado, o Vasco terá apenas três jogos em seus domínios, diante de Atlético-PR, São Paulo e Palmeiras, além do clássico com o Fluminense no Maracanã. Nas contas da salvação, serão necessárias pelo menos três vitórias nessas partidas para garantir um mínimo de tranquilidade no agônico fim de temporada.

Macaque in the trees
Pikachu e Ramon se aquecem em treino no CT do Vasco. Dupla deve ser titular contra o Inter (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

“Essa é uma partida que precisamos vencer a qualquer custo. A qualquer custo porque precisamos urgente dos três pontos para nos distanciarmos do pelotão inferior da tabela, mas o triunfo só virá se tivermos inteligência, organização e cuidado, afinal estamos falando de um adversário que tem seus objetivos e está lutando pelo título”, advertiu o técnico Alberto Valentim.

Desempenho nas quedas era pior

Diante do temor de mais um rebaixamento na história recente do clube, é inevitável olhar para trás e analisar a situação da tabela nas três quedas. E a comparação com os exemplos negativos permite uma certa dose de alívio, já que o cenário atual é mais favorável do que naquelas ocasiões.

Em todas elas, após 30 rodadas, o Vasco já estava na zona de rebaixamento, sempre com desempenhos inferiores ao deste ano. Em 2008, a equipe amargava a lanterna, com apenas 27 pontos. Cinco anos depois, somava só um ponto a menos que os 34 atuais, mas ocupava a 17ª colocação — hoje é 15º. Por fim, em 2015, era vice-lanterna com 28 pontos. “O Vasco não vai cair”, prometeu Valentim.

Depois de perder as últimas partidas por estar seleção uruguaia, Martín Silva volta normalmente à meta vascaína, em substituição a Fernando Miguel. Outros retornos garantidos são os de Luiz Gustavo e Andrey, que estavam suspensos na derrota de 2 a 1 para o Sport. Em recuperação de concussão, Pikachu é dúvida para a partida decisiva.

Vasco: Martín Silva, Rafael Galhardo, Werley, Leandro Castán e Ramon; Bruno Ritter, Desábato, Andrey, Pikachu (Andrés Ríos) e Fabrício; Maxi López. Internacional: Marcelo Lomba, Fabiano, Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Nico López, D’Alessandro e Patrick; Rossi. Juiz: Igor Junio Benevenuto (MG).