ASSINE
search button

Wimbledon introduz tie-break no quinto set para evitar jogos longos demais

Compartilhar

Wimbledon vai introduzir o tie-break em caso de empate em 12 a 12 no quinto set, a partir de 2019, anunciou nesta sexta-feira o All England Tennis Club.

"Acreditamos que chegou o momento de introduzir o tie-break nos jogos que não se decidirem em um tempo razoável durante o set decisivo", declarou o presidente Philip Brook.

Normalmente o tie-break é disputado quando o set chega empatado em 6 a 6, com exceção do set decisivo (quinto para homens, terceiro para mulheres). A partir daí, a partida se decide quando um dos jogadores abre dois games de vantagem.

Até agora, o US Open era o único torneio de Grand Slam a contar com tie-break no último set. Na última final do torneio na grama, o sul-africano Kevin Anderson perdeu por três sets a zero para o sérvio Novak Djokovic, apenas dois dias depois de vencer o americano John Isner por 26 a 24 no quinto set. A partida teve seis horas e meia de duração.

A semifinal entre Djoko e Rafael Nadal, que também foi para o quinto set, precisou ser disputada em dois dias por conta da longa duração da parida entre Anderson e Isner.

Isner também disputou o jogo mais longo da história de Wimbledon, em 2010, vencendo o francês Nicolas Mahut após 11 horas de partida e 70-68 no quinto set.

"Sabemos que as ocasiões em que os últimos sets se eternizam são pouco frequentes, mas acreditamos que um tie-break com 12-12 é uma solução justa", declarou Brook.

O All England Club estudou os dados das últimas 20 edições do torneio, consultando jogadores e árbitros antes de tomar uma decisão.