ASSINE
search button

Brasil conquista ouro inédito no futsal

Jonne Roriz/Exemplus/COB -
Breno, que marcou o segundo gol da seleção brasileira na final, finaliza de fora da área
Compartilhar

BUENOS AIRES - Sob olhares de Marta, que acompanhou e vibrou das arquibancadas, o Brasil conquistou ontem o inédito título do futsal masculino nos Jogos Olímpicos da Juventude – para atletas entre 15 e 18 anos. Na final, vitória por 4 a 1 sobre a Rússia, adversário também goleado na estreia (6 a 1).

Nunca antes disputado em qualquer competição olímpica, a realização do futsal nos Jogos da Juventude abre espaço para que a modalidade emplaque nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio. Trata-se de um sonho antigo do Brasil, maior campeão mundial da categoria, com sete títulos.

Macaque in the trees
Breno, que marcou o segundo gol da seleção brasileira na final, finaliza de fora da área (Foto: Jonne Roriz/Exemplus/COB)

O primeiro tempo da decisão contra os russos foi mais difícil do que o placar final sugere. A seleção abriu o placar com 1m32s, em golaço contra de Karpiuk. O jogo se abriu na etapa final, e logo aos 55s o Brasil ampliou com Breno.

Desesperada pela reação, a Rússia recorreu ao goleiro-linha, mas pagou caro por isso, e sofreu o terceiro, de Matheus Moura, aos 8m09s. Os europeus descontaram com Samusenko aos 18m33s, mas ainda deu tempo para o goleiro Françoar, da própria meta, garantir a goleada e o título no último minuto.

A seleção brasileira, comandada pelo técnico Daniel Júnior, foi soberana ao longo de toda a competição. Além de ter ganhado todos os seis jogos, marcou 32 gols e sofreu apenas sete. O duelo mais difícil foi contra os donos da casa, na semifinal. O Brasil superou o ambiente hostil do ginásio lotado e venceu a Argentina por 3 a 2, carimbando a vaga na final.

Macaque in the trees
Marta, ao lado do presidente do COI, Thomas Bach (Foto: Martin Rose/Getty Images/FIFA)

Martin Rose/Getty Images/FIFA - Marta, ao lado do presidente do COI, Thomas Bach