Jornal do Brasil

Esportes

Djokovic conquista Masters 1000 de Xangai e se aproxima do topo do ranking

Jornal do Brasil

O sérvio Novak Djokovic se aproximou do objetivo de alcançar o topo do ranking mundial ATP, neste domingo, depois de conquistar o Masters 1000 de Xangai ao derrotar o croata Borna Coric por 6-3 e 6-4 na final.

Djokovic vai assumir a segunda colocação no ranking publicado a próxima segunda-feira, diminuindo a diferença para o líder espanhol Rafael Nadal. O sérvio demonstrou poder de reação na temporada, depois de iniciar o ano lutando contra lesões e conquistar Wimbledon, US Open e Xangai na segunda metade do calendário.

Nadal, com problemas no joelho desde o Grand Slam americano, não participou da turnê asiática e sua participação do restante da temporada ainda é incerta.

"Não poderia esperar um cenário melhor. Agora estou muito perto de Nadal na classificação e estou em boa posição para a última parte do ano", parabenizou-se Djokovic.

Em caso de terminar o ano como número 1 do mundo, Djoko conquistaria o feito pela quinta ocasião em sua carreira, igualando-se a Jimmy Connors e Roger Federer. Apenas Pete Sampras superou a marca e fechou a temporada no topo em seis oportunidades.

É a quarta vez que o tenista conquista o torneio de Xangai na carreira. Djokovic se mostrou em excelente forma física e cheio de confiança na quadra rápida, levantando o troféu sem ceder nenhum set em toda competição.

"Sempre joguei muito bem na China. Lá ganhei meu primeiro Masters de fim de ano (Xangai-2008)", afirmou após o jogo.

Coric, de 21 anos e 19º melhor tenista do mundo, precisou pedir assistência médica várias vezes durante o jogo e disputou a partida com um curativo na coxa direita. Ainda assim, afirmou que perdeu a decisão para "um dos melhores da história do tênis".

"O último objetivo é alcançar o posto de número 1 do mundo antes do fim do ano", confessou Djokovic antes da final. Com o quatro título da temporada, parece ser questão de tempo para o sérvio alcançar seu objetivo.

Djokovic não tem nenhum ponto para defender até o final da temporada, mas não descarta participar do torneio da Basileia ou de Viena. Além disso, restarão Paris-Bercy e o ATP Finals de Londres.

O Masters 1000 de Xangai distribuiu mais de sete milhões de dólares em premiações.

 

-- Resultado da final do jornada del Masters 1000 de Xangai, disputado neste domingo:

 

- Simples masculino - Final:

Novak Djokovic (SRB/N.2) x Borna Coric (CRO/N.13) 6-3, 6-4

 

pst-ama/iga/fa

 



Recomendadas para você