Vasco lança campanha de combate à violência contra as mulheres

Com o tema “Não é não. Respeite! ”, a 2ª vice-presidente geral do Vasco, Sônia Maria Andrade dos Santos, está à frente dessa campanha para suprimir a violência, bem como o assédio que as mulheres sofrem nas arquibancadas. O clube tem buscado medidas para atender ao público feminino de torcedoras e garantir um espaço acolhedor e de respeito.

Sonia, primeira mulher na história do Vasco a ocupar esse cargo de direção, pretende pleitear mais conquistas femininas no mundo esportivo: “Até então, os estádios são ocupados por homens em sua maioria, mas há muitas mulheres que se interessam por futebol e esportes em geral como um meio de lazer ou como segmento profissional. Eu me encaixo nos dois exemplos. Por isso, quero garantir acesso às mulheres a um ambiente em que elas se sintam seguras e sejam representadas e respeitadas porque lugar de mulher é onde ela quiser”.

Sonia idealizou junto ao cruz-maltino uma cartilha para ser distribuída aos torcedores, com o título "Vasco Contra o Assedio", com o objetivo de disseminar uma campanha educativa. Além disso, a ouvidoria está recebendo denúncias para tentar solucionar casos de violência e assédio e, quando necessário, notifica os órgãos responsáveis para tomar as medidas cabíveis.

A vice-diretora recebeu apoio da Fifa na campanha.