ASSINE
search button

COI confirma que Sapporo está fora da briga para sediar Olimpíada de 2026

Compartilhar

O Comitê Olímpico Internacional (COI) não vai incluir a cidade japonesa de Sapporo na relação das candidatas a ser sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. O motivo foram os estragos ocorridos na região após o terremoto de 6 de setembro, que matou 44 pessoas e deixou 660 feridos.

Uma nota oficial foi emitida da sede do COI, em Lausanne, na Suíça, após uma reunião com o Comitê Olímpico Japonês e a prefeitura de Sapporo. "Mas os diálogos serão mantidos para a organização de 2030."

O epicentro do tremor ocorreu na cidade de Atsuma, a 70 quilômetros de Sapporo, na ilha de Hokkaido. Cerca de 70 prédios ficaram totalmente destruídos e a energia elétrica foi bastante danificada.

"O COI entende que a recuperação da região após o terremoto é o foco principal de atenção", completou o comunicado. Sapporo foi sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1972.

Além de Sapporo, Graz e Schladming (Áustria) e Sion (Suíça) por falta de apoio político e por rejeição da população, respectivamente, também abandonaram a candidatura. Continuam na disputa: Milão, Turim e Cortina d'Ampezzo (Itália), Calgary (Canadá), Estocolmo (Suécia) e Erzurum (Turquia).

A relação definitiva das cidades aprovadas pelo COI vai ser conhecida em outubro, durante reunião da entidade nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires.

Tags:

coi | Japão