Oito dos dez candidatos ao governo do Rio de Janeiro participarão do primeiro debate na televisão, na próxima quinta-feira, dia 16, às 22h, na Band, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Estarão presentes o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), o deputado federal Índio da Costa (PSD), a filósofa Marcia Tiburi (PT), o deputado estadual Pedro Fernandes (PDT), o senador Romário (Podemos), o vereador Tarcísio Mota (PSOL) e o juiz federal Wilson José Witzel (PSC).
Os candidatos Marcelo Trindade (Partido Novo) e Dayse Oliveira (PSTU) vão ficar de fora porque as coligações não somam os cinco representantes no Congresso exigidos pela legislação eleitoral.
As emissoras SBT, na quinta-feira 19/9, e TV Globo, na terça-feira 2/10, também estão organizando debates, bem como o jornal “O Globo”, na terça-feira 28/8, e a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), na segunda-feira 27/8.
As redes sociais terão papel de destaque no debate da Band. Durante quatro blocos, os candidatos vão responder questionamentos feitos por internautas, que também escolherão temas a serem abordados. A emissora vai estimular o uso do Twitter. Os candidatos também trocarão perguntas entre si com temas livres. No fim, eles terão um minuto para dizer qual será o primeiro ato, caso sejam eleitos.
Para a maioria dos candidatos, os debates na TV são importantes vitrines, uma vez que a maioria dispõe de pouco tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão. Caberá ao DEM, com uma coligação formada por 12 partidos, o maior tempo, com cerca de 7 minutos.
O debate será transmitido também na Rádio BandNews FM e no Facebook da Band Rio e da BandNews FM.