Candidatos ao governo vão debater no dia 16

Oito dos dez concorrentes estarão no primeiro embate, na Band

Oito dos dez candidatos ao governo do Rio de Janeiro participarão do primeiro debate na televisão, na próxima quinta-feira, dia 16, às 22h, na Band, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. Estarão presentes o ex-governador Anthony Garotinho (PRP), o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), o deputado federal Índio da Costa (PSD),  a filósofa Marcia Tiburi (PT), o deputado estadual Pedro Fernandes (PDT), o senador Romário (Podemos), o vereador Tarcísio Mota (PSOL) e o juiz federal Wilson José Witzel (PSC).

Os candidatos Marcelo Trindade (Partido Novo) e Dayse Oliveira (PSTU) vão ficar de fora porque as coligações não somam os cinco representantes no Congresso exigidos pela legislação eleitoral.

As emissoras SBT, na  quinta-feira 19/9, e TV Globo, na terça-feira 2/10, também estão organizando debates, bem como o jornal “O Globo”,  na terça-feira 28/8, e a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), na segunda-feira 27/8.

As redes sociais terão papel de destaque no debate da Band. Durante quatro blocos, os candidatos vão responder questionamentos feitos por internautas, que também escolherão temas a serem abordados. A emissora vai estimular o uso do Twitter. Os candidatos também trocarão perguntas entre si com temas livres. No fim, eles terão um minuto para dizer qual será o primeiro ato, caso sejam eleitos.

Para a maioria dos candidatos, os debates na TV são importantes vitrines, uma vez que a maioria dispõe de pouco tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão.  Caberá ao DEM, com uma coligação formada por 12 partidos, o maior tempo, com cerca de 7 minutos. 

O debate será transmitido também na Rádio BandNews FM e no Facebook da Band Rio e da BandNews FM.