Candidatos criam santinhos parecidos com dinheiro em Rondônia 

Candidatos a deputado estadual de Rondônia espalharam santinhos em formato de cédulas de dinheiro pelas ruas de algumas cidades do estado na manhã deste domingo. A propaganda tem tamanho e a aparência de cédulas de R$ 10 e R$ 100, mas no verso vem timbrada com o esquema de votação e a foto do autor. A Justiça Eleitoral apreendeu o material para análise.

As fotos foram repassadas à redação do Terra pelo aplicativo "WhatsApp" e por e-mail. Vídeos também foram postados nas redes sociais, mostrando a maneira curiosa de pedir voto. No mesmo panfleto, o candidato emitia também mensagem pedindo para o eleitor não vender o voto. Na cidade de Cacoal, no interior do Estado, o flagrante foi registrado próximo aos locais de votação.

“Vi aquelas cédulas e acabei parando para ver, quando percebi que era uma propaganda eleitoral disfarçada. É criativo, mas ao mesmo tempo suja a cidade”, explicou a aposentada Maria de Fátima, moradora de Porto Velho.

Quatro cidades de Rondônia ficaram sem energia e as urnas eletrônicas tiveram que usar as baterias internas. Ao menos dois candidatos a deputado estadual foram presos por boca de urna e vários cabos eleitorais também acabaram detidos.

Na cidade de Rolim de Moura, a 510 km da capital, um eleitor foi votar vestindo uma camiseta com a foto de Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, confeccionada por ele mesmo. Acabou impedido de ficar no local da votação e só foi liberado depois de colocar a roupa pelo avesso.