Itaboraí, na Região Metropolitana, que sediará o complexo o Complexo Petroquímico da Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e com isto atrairá altos investimentos,passará a ser comandado pelo PMDB do governador Sérgio Cabral.
Na votação de domingo (07/10) saiu vitorioso o peemedebista Helil Cardozo, com 42,18 % (39.917) dos votos válidos. Como se trata de cidade com menos de 200 mil eleitores, não haverá segundo turno.
O município vinha sendo governado por Sérgio Soares (PP), que não teve seus votos contabilizados. Ele foi inicialmente barrado pelo juiz eleitoral da cidade, sob a acusação de não prestar contas de recursos repassados para equipar uma biblioteca pública e construir uma creche, em um convênio firmado em 1989 entre a Prefeitura de Itaboraí e o Governo Federal. Uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) autorizou sua candidatura na última quinta-feira (4/10), o que foi questionado em recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impedindo sua participação. Os votos que lhes foram dados foram computados como nulos.
Nas urnas, Carozo desbancou alguns políticos tradicionais como Altineu Côrtes (PR) 40,82% (37.660), ligado ao ex-governador Anthony Garotinho, e Márcio Panisset (PDT) com 14,32% (13.208), irmão de Aparecida Panisset, prefeita de São Gonçalo, cidade vizinha, A única mulher na disputa de Itaboraí foi Lourdes Monteiro (PSOL) que obteve apenas 2,68% (2.477).
Apesar da situação de Soares estar sub judice, não há chance de mesmo que sua candidatura seja liberada ocorrer uma mudança mo resultado. “Os votos do Sérgio Soares foram computados como nulos. Mesmo que somássemos todos esses votos, o atual prefeito não conseguiria alcançar os concorrentes. Por isso, podemos considerar Cardozo eleito”, explicou o juiz eleitoral Marcelo Villas.
Cardozo, comentou a vitória, e a pequena diferença sobre o segundo colocado: “Foi uma vitória na raça, no suor, e podem ter certeza de que honrarei cada um dos votos de confiança recebidos. Quase não dormi nessa última semana de campanha. Chegava em casa 0h e já retomava a campanha às 3h”, disse.
O novo prefeito ainda lembrou que a parceria com o governo Sérgio Cabral deve trazer benefícios para Itaboraí. “Espero ligar para o governador mais tarde para dizer: estamos juntos, preciso da sua ajuda, vamos fazer o melhor governo que essa cidade já teve”, declarou.