Terceiro colocado nas pesquisas de intenção de voto, o deputado estadual Adão Villaverde (PT) foi o primeiro dos candidatos à prefeitura de Porto Alegre a votar neste domingo. Ele levou menos de 30 segundos para registrar seu voto no Colégio Pão dos Pobres, no bairro Cidade Baixa. Já na abertura do período de votação, o petista compareceu a sua zona eleitoral acompanhado de várias lideranças do partido, como o governador do Estado, Tarso Genro (PT), a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e o ex-governador e ex-prefeito Olívio Dutra.
Mais cedo, Villaverde participou de um café de manhã com lideranças e apoiadores de sua campanha, em um de seus comitês, na avenida Farrapos, e declarou estar confiante em relação ao resultado das urnas. "Na reta final da campanha, nossos militantes não tiraram o pé da rua, todos estavam mobilizados. Temos expectativa de um grande resultado que nos leve ao segundo turno", afirmou aos jornalistas presentes.
Durante a votação, também acompanharam o candidato sua mulher e filho e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
O candidato voltou a comentar sobre suas propostas para a cidade, como as ações na área de saúde e segurança e projetos estruturantes voltados para a mobilidade urbana e desenvolvimento social. Sobre a vinda da presidente Dilma Rousseff para Porto Alegre, onde ela votará, o petista disse que tentará encontrá-la, caso as agendas de ambos permitam. No resto da manhã, Villaverde irá participar de entrevistas em emissoras locais de rádio e televisão.