A equipe de fiscalização da 143ª Zona Eleitoral flagrou um policial militar e um bombeiro, armados, atuando ilegalmente como fiscais da propaganda na praça Araribóia, no centro de Niterói.
Os dois militares, à paisana, estavam retirando placas e faixas de campanha quando foram abordados pelos fiscais do TRE. De acordo com o depoimento do bombeiro, a dupla estava atuando a mando do Partido dos Trabalhadores (PT).
A juíza Rita de Cássia Vergette, responsável pela fiscalização da propaganda no município, determinou a prisão em flagrante por crime eleitoral e o encaminhamento dos dois à Delegacia da Polícia Federal em Niterói.
A assessoria de imprensa da campanha de Rodrigo Neves divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira informando que os falsos fiscais não possuem ligação com o candidato do PT à prefeitura de Niterói. Alegam ainda que as acusações foram feitas pelo secretário de Segurança de Niterói, Ruy França, com interesse eleitoral.
Veja a nota:
Informamos que os militares presos nesta manhã em Niterói, agindo como falsos fiscais do TRE, não têm nenhuma relação com a campanha do candidato a prefeito da coligação "Vamos, Niterói", Rodrigo Neves.
A detenção dos militares e as acusações infundadas foram feitas pelo secretário de Segurança da Prefeitura de Niterói, coronel Ruy França, com evidente interesse eleitoral, numa atitude desesperada de criar um fato político às vésperas da eleição.