O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), candidato à reeleição, pode vencer a eleição ainda no primeiro turno, segundo a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira. Fortunati teria 51% das intenções de voto, quatro pontos a mais do que no último levantamento, divulgado em 26 de setembro.
Manuela D¿Ávila (PCdoB) oscilou três pontos para baixo e agora tem 21%. Adão Villaverde (PT), que passou de 9% para 8%, vem na terceira colocação, seguido por Roberto Robaina (Psol), com 2%. Erico Correa (PSTU) e Wambert Di Lorenzo (PSDB) aparecem com 1%. Jocelin Azambuja (PSC) não pontuou. Votarão em branco ou nulo 6%. Indecisos representam 9% dos entrevistados.
Segundo turno
Em uma simulação de segundo turno, Fortunati teria 57% contra 27% de Manuela. No quesito rejeição, Manuela lidera com 24%, seguida por Adão Villaverde, com 23%. Fortunati é o que tem a menor rejeição entre todos, com 9%.
A pesquisa, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 1.274 pessoas entre os dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento do Datafolha foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul sob o número RS-00373/2012.