O atual prefeito João Castelo (PSDB) aparece em um empate técnico com o candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) na disputa em São Luís, de acordo com a última pesquisa de intenção de votos do Intituto Escutec, contratado pelo jornal O Estado do Maranhão. Segundo a Escutec, se as eleições fossem hoje, Castelo teria 32% das intenções de voto contra 30% de Edivaldo. Como a diferença ainda se encontra dentro da margem de erro, qualquer um dos dois pode estar na liderança.
Em seguida vem o candidato Washington Oliveira (PT), com 13% das intenções de voto. O petista, que é vice-governador do Estado, não conseguiu transformar o apoio do governo estadual, Lula, Dilma e a maior coligação (14 partidos) em votos até o momento.
A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) ficou com 7,1%. Em seguida o ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), com 4,2%. Marcos silva (PSTU) tem 1,7%; Haroldo Saboia (PSOL) 1% e Edinaldo Neves (PRTB) 0,1%.
Os que votam branco ou nulo somaram 2,7% dos entrevistados e 8,1% disseram que não sabem ou não responderam.
Segundo turno
A Escutec fez duas simulações para segundo turno: uma entre João Castelo (PSDB) e Edivaldo Jr. (PTC) e outra entre Castelo e Washington Oliveira (PT). Na primeira, vitória de Edivaldo, e na segunda o atual prefeito vence.
Na primeira disputa, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior tem 46,4% das intenções de voto contra 35,9% do tucano. Outros 6,7% disseram votar em branco, ou nulo, e 11% declararam não saber ou não responderam.
Caso a disputa fosse entre Castelo e Washington, o atual prefeito seria reeleito com 35,4%, contra 30,8% do vice-governador. A abstenção aumenta nessa disputa com 16,7% votando em branco, ou nulo. Dos entrevistados, 17,1% não responderam ou disseram não saber em quem votar.
A pesquisa Escutec, contratada por O Estado do Maranhão, foi realizada em São Luís entre os dias 25 e 27 de setembro e registrada na Justiça Eleitoral dia 24 de setembro, sob o protocolo MA-00313/2012. Foram ouvidas 800 pessoas. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.