Agenda 21 reunirá candidatos à prefeitura de Niterói 

Encontro será na segunda 17, a partir das 9h, na Afac 

Os cinco candidatos à prefeitura de Niterói têm um encontro marcado na Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), no Fonseca, na segunda-feira 17. A ideia do encontro, que começa às 9h, foi proposta pelo Fórum da Agenda 21 do município. No lugar de um debate político, no entanto, os candidatos assinarão uma carta-compromisso referente à implantação da Agenda 21 na cidade.

Resultado de acordos firmados na ECO-92, a agenda é um programa de ação com objetivo de promover um novo padrão de desenvolvimento, conciliando preservação do meio ambiente, direitos sociais e eficiência econômica. A carta aborda tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável, à justiça social, a prosperidade econômica e a preservação ambiental de Niterói.

Para certificar o encontro, o Fórum protocolou o documento no diretório do PT, PDT, PSol, PSTU e PSD, partidos que disputam o pleito. Pela carta, o prefeito eleito terá que estruturar um gabinete para as ações da agenda, inclusive indicando funcionários para a execução das tarefas. Mais ainda: a primeira reunião sobre do grupo deve ocorrer até o fim de janeiro de 2013.

A solenidade começará com a apresentação de um vídeo com o histórico da própria Agenda 21. Em seguida, representantes da entidade  falarão da importância da carta-compromisso. Por fim, todos deverão assinar o documento. Os organizadores enfatizam que não haverá debate político entre os candidatos presentes.