Favoritos, PT e PSDB lideram quase metade das pesquisas

Nos 71 municípios com mais de 200 mil eleitores onde já foram realizadas pesquisas de intenção de votos, PSDB e PT são os partidos com mais candidatos favoritos nas disputas pela prefeitura, segundo o jornal O Estado de S. Paulo. Nessas cidades, cujo eleitorado permite o segundo turno, há 17 tucanos no primeiro lugar. O PT vem em seguida, com 16 candidatos. A lista segue com PMDB (9 favoritos) e PSB (7).

Segundo o levantamento feito pelo jornal, a conta fica mais equilibrada quando se leva em conta o tamanho do eleitorado que cada partido governaria, se caso o favoritismo se confirmar. 

O PMDB, da mesma forma que o PSDB, está na frente em cidades que concentram 16% do eleitorado desse universo de 71 cidades. PT e PSB também aparecem empatados, com 13% cada um. 

O desempenho do PSB, porém, é melhor em capitais de grandes pesos políticos em todas as regiões, com exceção da Norte. Entre elas: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Recife (PE). Já o PT, que hoje administra sete capitais, está a frente em apenas duas: Goiânia (GO) e Rio Branco (AC). 

Segundo o Estado, o partido espera reverter o quadro de encolhimento com uma eventual vitória do candidato Fernando Haddad em São Paulo. Em 40 das 71 cidades avaliadas, o líder nas pesquisas tem menos de 40% das intenções de voto - o que significa que sua posição ainda não está consolidada.