Aécio diz que vitória de Serra ajuda projeto político de Minas

 

O ex-governador de Minas Gerais e senador eleito, Aécio Neves (PSDB), fez campanha nesta quarta-feira (20) em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, para o presidenciável tucano José Serra. Na terra do também senador eleito Itamar Franco (PPS), e ao lado dele, Aécio admitiu que a vitória de Serra fortalecerá um projeto político futuro para Minas Gerais.

"Não faço política pensando no degrau seguinte. Espero que Serra seja vitorioso, para Minas isso será o melhor. Mas, qualquer que seja o resultado, nós iremos trabalhar para fortalecer a posição de Minas". Depois de contemporizar, completou: "respondendo objetivamente, a eleição de Serra fortalece, sim, um projeto político para Minas Gerais".

O ex-governador minimizou a influência do presidente Lula na candidatura de Dilma Rousseff (PT) no Estado e no País como um todo. Segundo o tucano, a concorrente apenas ocupa um espaço aberto a partir da popularidade de Lula. "Mas, a partir de 31 de dezembro, ele não é mais o presidente", pontuou. "Tenho muita convicção de que agora que os eleitores estão podendo conhecer as profundezas da alma dos candidatos temos uma bela chance, e espero que em Minas Gerais Serra tenha um belíssimo resultado".

Desvantagem 

Aécio, Itamar e o governador eleito Antonio Anastasia (PSDB) foram escalados pelo comando de campanha de Serra para fazer um trabalho de convencimento junto a cerca de 80 prefeitos reunidos em Juiz de Fora, a principal cidade da Zona da Mata. A escolha se justifica, também, pelos números. No município, no primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) teve 49% dos votos, contra 30% de Marina Silva (PV) e 19% de Serra.

Além de fazer o dever de casa, ao sair em campo para pedir votos a Serra, Aécio deixou claro no discurso que irá pressionar o presidenciável, caso eleito, para o cumprimento de investimentos em Minas. "Serra assumiu compromissos pontuais comigo e com Anastasia", disse o senador eleito, citando o Fundo de Participação dos Municípios, a descentralização de rodovias, investimentos em saúde e escolas técnicas, entre outros.

Insistindo nesta tecla, afirmou: "Serra recebeu uma lista de compromissos. Ele reiterou na capital do Estado (na semana passada, durante evento com prefeitos) que tem compromisso com aqueles itens. E estarei ao lado de Itamar Franco e do Anastasia para cobrar do Serra".

Anastasia fez coro no quesito cobrança: "estamos otimistas e acreditamos que Serra, se eleito, estará comprometido com as questões mais importantes de Minas Gerais, como publicamente já afirmou".