Muda lista de deputados federais eleitos no Rio Grande do Sul

      PORTO ALEGRE - Foi alterada nesta quarta-feira a lista dos deputados federais eleitos pelo Rio Grande do Sul. Com a alteração, passa a integrar a bancada gaúcha a deputada federal Maria do Rosário (PT), que disputou reeleição, e sai o também petista Fernando Marroni, que passa para primeiro suplente. A mudança aconteceu após o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS) ter recalculado o quociente eleitoral.

O novo cálculo foi necessário porque Maria do Rosário havia tido a candidatura indeferida pelo TRE, que identificou problemas na prestação de contas da campanha da deputada quando esta disputou a prefeitura de Porto Alegre, em 2008. Rosário recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, na segunda-feira (4), obteve decisão favorável.

Maria do Rosário foi a segunda deputada federal mais votada do PT gaúcho, com 143.128 votos. Mas, como a decisão do TSE só saiu um dia depois das eleições, seus votos não apareciam entre os computados na listagem do Tribunal Regional, o que só passou a acontecer após a liberação da candidatura. Marroni, com 87.103 votos, era o último na lista dos oito deputados petistas eleitos.