Virada nas urnas deixa Heloísa Helena fora do Senado em Alagoas

Com 95,34% das urnas apuradas em Alagoas, a vereadora Heloísa Helena (PSOL) está fora do Senado, um cenário surpreendente, quando os próprios membros de seu partido apostavam que ela venceria a eleição até o mês passado.

Heloísa perdeu a vaga para os dois aliados do presidente Lula - com direito a aparições do chefe do Palácio do Planalto na TV, pedindo votos: Benedito de Lira (PP), com 35,91% e Renan Calheiros (PMDB), com 33,51%.

Em 30 dias, 20 anos de história pública da ex-senadora foram destruídos. Videos com discursos dela, no Senado Federal, criticando o presidente da República, passaram no guia eleitoral; partidos nanicos mostravam a vereadora se recusando a apertar a mão de um opositor ao Senado, durante um debate. E o deputado federal Benedito de Lira mostrou obras trazidas por ele a Alagoas, e comparando Heloísa a uma pessoa "geradora de crises": "Com Biu, não existe crise".

Em 2008, Heloísa Helena foi a vereadora mais votada da história de Maceió: 30 mil votos. Na campanha ao Senado, adotou o mesmo estilo: calça jeans, camisa bordada e alpargatas, pedindo votos em feiras e sinais de trânsito. Perdendo o Senado, ela volta à Câmara para mais dois anos de mandato.