Silval Barbosa é eleito governador de Mato Grosso

Com 98,54% da apuração realizada, Silval Barbosa (PMDB) foi eleito governador de Mato Grosso com 51,13% dos votos. Seu principal adversário, Mauro Mendes (PSB), atingiu 31,90%.

A vitória do governador Silval Barbosa já era esperada. Ele liderava pesquisas de intenções de voto no Estado e vinha confirmando a tendência de vencer o pleito no primeiro turno. Silval encabeçou a coligação "Mato Grosso em Primeiro Lugar", que era integrada pelo PT, PR, PP, além do PMDB. O bloco contava ainda com respaldo de uma frente de siglas pequenas.

Silval, que era vice-governador, assumiu a administração de Mato Grosso no dia 31 de março deste ano. Chefe do Executivo estadual por dois mandatos, o ex-governador Blairo Maggi (PR) deixou a gestão para se dedicar a disputa ao Senado.

O governador contou com forte apoio do PT, em nível estadual e federal. No período da campanha, a presidenciável Dilma Rousseff visitou o Mato Grosso, pediu votos para ele e para os principais candidatos da coligação e também reforçou a importância do alinhamento das políticas públicas. O presidente Lula colaborou para a vitória de Silval através da participação nos programas eleitorais gratuitos veiculados na televisão e rádio.