TSE divulgará votação de candidatos com registro indeferido

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu na noite desta sexta-feira (1) que irá divulgar os votos recebidos pelos candidatos que disputarem as eleições do próximo domingo com o registro de candidatura indeferido, mas que apresentaram recurso na Justiça. Entretanto, essa divulgação terá que aguardar a totalização final dos votos. A decisão foi tomada em sessão administrativa.

O Tribunal apoiou, por maioria, a proposta do ministro Ricardo Lewandowski de permitir a divulgação, mas por questões técnicas, apenas após o resultado final da eleição. O ministro Marco Aurélio defendia a divulgação imediata da votação desses candidatos, mas foi vencido.

O ministro Ricardo Lewandowski esclareceu que não há condições técnicas, no momento, de fazer essa divulgação imediata. Lewandowski informou ao Plenário que os votos dos candidatos com registro indeferido continuarão sendo desconsiderados para efeito de totalização, até que a Justiça tenha uma decisão final sobre a situação de cada candidato.

O TSE acolheu um pedido do Partido Progressista (PP) para que fosse autorizada a divulgação dos votos dos candidatos sub judice. A divulgação será feita na página do TSE na internet.

Segundo o presidente do TSE, o acesso a essas informações atende ao princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, uma vez que "são informações de grande interesse não só do candidato, mas de todo o eleitorado".