Primeiro voto do domingo será em Fernando de Noronha

O primeiro voto do Brasil a ser computado neste domingo será em uma das urnas do arquipélago de Fernando de Noronha. A justificativa está no fuso diferenciado, uma hora a mais do que no resto do País. A ilha possui 2.102 eleitores que, além de escolher seus representantes oficiais, baseados na lista de candidatos de Pernambuco, podem participar da eleição do Conselho Distrital, uma entidade semelhante a uma Câmara de Vereadores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) disponibilizou para a 4º Zona Eleitoral seis urnas para a eleição. Existem ainda quatro pontos de justificativa de votos, por conta da grande presença de turistas no local. Na eleição anterior, pouco mais de mil pessoas justificaram o voto.

A chamada eleição parametrizada (não oficial), para definir os sete membros do Conselho Distrital, também utiliza urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral. São mais seis urnas na ilha, específicas para coletar estes votos. Nestes equipamentos, números e fotos dos candidatos são apresentados ao eleitor, como ocorre na eleição oficial.

Este ano, 18 candidatos concorrem ao mandato de quatro anos no Conselho de Fernando de Noronha. Mas a eleição possui algumas regras específicas. Não há obrigatoriedade para votar e para se candidatar, é preciso ter domicilio eleitoral e residência na ilha há mais de dois anos, além de não ser necessário ser filiado a partidos políticos.