Em Pernambuco, Datafolha confirma liderança de Eduardo Campos

Pesquisa Datafolha divulgada pela Rede Globo NE, neste sábado (2), confirma a dianteira de Eduardo Campos (PSB) na disputa pelo governo de Pernambuco, com 70% das intenções de votos. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), segundo colocado, aparece com apenas 17%. Edilson Siva (Psol) e Sérgio Xavier obtiveram 1%, cada. De acordo com o levantamento, 4% votariam em branco ou nulo e 7% se colocam como indecisos. Os demais candidatos não pontuaram.

O instituto também divulgou os percentuais entre os candidatos ao governo levando em consideração apenas os votos válidos. Nesta condição, onde os votos em branco e nulo são excluídos e os indecisos distribuídos proporcionalmente. Assim, Eduardo Campos amplia a vantagem e atinge 79% dos votos válidos. Jarbas Vasconcelos tem 19%, seguido por Edilson Silva e Sérgio Xavier (PV), ambos com 1%. Os demais candidatos não atingem o percentual de 1%.

A pesquisa também verificou a disputa pelas vagas ao Senado. Contabilizando apenas os votos válidos, Humberto Costa (PT) mantém a liderança, com 37% de citações. Armando Monteiro Neto (PTB) obteve 32% das citações. Marco Maciel (DEM) aparece com 20% e Raul Jungmann tem 7%. Os demais candidatos não ultrapassam 1% das intenções de votos.

O instituto Datafolha ouviu 1.597 eleitores de Pernambuco entre os dias 01 e 02 de outubro e tem margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 51.138/2010.