Senado-PE: candidatos da coligação governista lideram pesquisa

O Datafolha divulgou, nesta sexta-feira (30), mais uma pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre a disputa pelo Senado em Pernambuco. Humberto Costa mantém a liderança com 36% das intenções de voto, seguido do aliado Armando Monteiro Neto (PTB), com 30%.

O candidato à reeleição, Marco Maciel (DEM), registrou 22% e Raul Jungmann (PPS) aparece com 8% de citações. Os demais candidatos não ultrapassam 1% na pesquisa. Foram considerados apenas os votos válidos, ou seja, sem contabilizar votos nulos ou brancos e indecisos.

Governo

Foram divulgados também os percentuais dos votos válidos para a disputa ao governo de Pernambuco. Eduardo Campos (PSB) lidera com 78% das intenções de voto. Jarbas Vasconcelos obteve 20% na pesquisa. Edilson Silva (Psol) tem 2%. Os demais candidatos não pontuaram.

Levando em consideração todos os percentuais, Eduardo Campos registra 69% da preferência do eleitorado, contra 18% de Jarbas Vasconcelos, segundo colocado. O candidato Edilson Silva mantém 2% e os demais candidatos continuam sem pontuação. Votos brancos e nulos somam 4%. Enquanto 7% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

A pesquisa Datafolha entrevistou 1.172 eleitores entre os dias 28 e 29 de setembro no Estado. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), sob o número 50508/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33136/2010.