Puccinelli venceria as eleições em 1º turno, segundo Ibope no Mato Grosso do Sul

Pesquisa do Ibope, encomendada pela TV Morena, emissora afiliada à Rede Globo no Mato Grosso do Sul, mostra que o atual governador e candidato à reeleição, André Puccinelli (PMDB), da coligação "Amor, Trabalho e Fé", venceria as eleições 2010 no primeiro turno com 51% das intenções de voto.

O segundo colocado nas pesquisas, o ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT - que administrou o Estado por oito anos, entre 1998 e 2006 - aparece com 38% dos votos. Nei Braga, do Psol, ocupa o terceiro lugar, com 2% das intenções. Apenas os três candidatos concorrem à vaga de governador em MS.

A pesquisa do Ibope mostrou ainda que nos votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos, a contagem de Puccinelli é ampliada para 56%, e de Zeca para 41%. O candidato do Psol ganha um ponto percentual, chegando a 3%.

O Ibope ainda perguntou à população se acreditava na reeleição do atual governador. Contando-se inclusive os que disseram que não vão votar em Puccinelli, 56% dos entrevistados afirmaram acreditar na reeleição. Outros 26% acreditam na vitória do candidato petista. A pesquisa também apontou que 71% dos eleitores já sabem em que vão votar e que não mudarão sua decisão.

Os eleitores que votariam em branco ou anulariam o voto somam 5% e outros 4% figuram como indecisos. O levantamento ocorreu entre os dias 26 e 28 de setembro com 812 pessoas de 33 municípios.

Presidência

Em Mato Grosso do Sul, a pesquisa do Ibope mostra que a candidata petista Dilma Rousseff tem 48% das intenções de voto. O tucano José Serra aparece com 33% e Marina Silva (PV) com 14%. Os demais candidatos não pontuaram. Eleitores que ainda não escolheram seu candidato somam 3% e brancos e nulos 2%.

A margem de erro é de três pontos para cima e para baixo. A pesquisa foi registrada no TER (Tribunal Regional Eleitoral) de MS sob protocolo 42653/2010 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número 33.350/2010.