Mais de 3 milhões de eleitores já pediram segunda via do título

Prazo termina nesta quinta-feira

      BRASÍLIA - O prazo para pedidos de reimpressão de título de eleitor termina nesta quinta-feira. Até agora, mais de 3 milhões de eleitores pediram a segunda via do documento, que deverá ser apresentado no momento do voto, neste domingo.

Os cartórios eleitorais têm feito mutirões agilizar o atendimento. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 100 mil pessoas foram atendidas por dia na segunda (27) e na terça-feira (28) desta semana. Ontem (29), mais de 200 mil pessoas procuraram um cartório eleitoral para garantir a reimpressão de seu título de eleitor.

Têm direito à reimpressão os eleitores já inscritos na Justiça Eleitoral, mas que tiveram o documento extraviado ou perdido. Para isso, é preciso ir a um cartório eleitoral – mesmo que não seja na cidade em que o eleitor mora – e apresentar um documento oficial com foto. O título é reimpresso na hora.

Para estas eleições, é obrigatória a apresentação de dois documentos: o título de eleitor e um documento oficial com foto. A determinação é do TSE, mas o assunto está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF).

O PT é contra a exigência e defende a inconstitucionalidade da proposta. Alega que a apresentação de apenas um documento com foto é suficiente para garantir a autenticidade do processo de votação. Ontem, o STF começou a analisar a matéria. Sete ministros votaram pelo entendimento de que apenas o documento com foto é suficiente no momento da votação. No entanto, um pedido de vista de Gilmar Mendes deixou a discussão para hoje.