Às vésperas da disputa, Minas Gerais terá duas "caminhadas da vitória"

As últimas 48 horas que antecederão as eleições de 3 de outubro serão marcadas por grandes mobilizações populares das duas principais candidaturas ao governo de Minas, na capital, Belo Horizonte. A cidade terá dois eventos dos candidatos Antonio Anastasia (PSDB) e Hélio Costa (PMDB) na região central. Com nomes quase coincidentes, o primeiro faz na manhã desta sexta-feira (1º de outubro) a "Caminhada pela vitória de Minas" e o segundo, no sábado (2), a "Caminhada rumo à vitória".

Além de Anastasia, o evento de reta final da campanha tucana terá as presenças do ex-governador Aécio Neves (PSDB), mentor político do candidato, e do concorrente ao Senado Itamar Franco (PPS), além de candidatos da coligação "Somos Minas Gerais". O local escolhido foi a Praça da Rodoviária. A caminhada terminará na Praça Sete, um dos mais tradicionais pontos de manifestações políticas da capital.

Já a caminhada da vitória da outra coligação, de Hélio Costa, acontece no sábado, também na região central da cidade. A intenção é reunir na Praça Tiradentes cabos eleitorais, apoiadores, candidatos e lideranças mineiras. Entre as presenças, além de Costa, estarão Patrus Ananias (PT), seu vice, e o candidato ao Senado, Fernando Pimentel (PT). Como no caso de Anastasia, o evento se encerra na Praça Sete.

Com Hélio Costa em segundo lugar nas pesquisas, a coordenação de campanha do peemedebista se fia no voto dos indecisos como forma de tentar empurrar a disputa para o segundo turno. Nos bastidores, no entanto, alguns aliados já não contam mais com essa possibilidade. A última pesquisa no Estado, publicada nesta quinta-feira (30), mostra Anastasia com 43% e Costa com 36%, numa diferença menor do que a apontada por outros institutos nos últimos dias.

Outras sondagens, como a do Ibope, divulgada na segunda-feira (27), apresentam um intervalo maior entre primeiro e segundo colocados. A diferença, no caso do Ibope, é de 13 pontos - 46% para Anastasia e 33% para Hélio Costa.