Eduardo Campos mantém vantagem em Pernambuco, diz pesquisa Ibope

O instituto Ibope divulgou, nesta sexta-feira (24), mais uma pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estado de S.Paulo sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. O governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, com 72% das intenções de voto. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) é segundo colocado, com 16%. Edilson Silva (Psol) obteve 1% de citações. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos, 5%. Do total de entrevistados, 5% declararam não saber em qual candidato votar ou não responderam. Quando a pesquisa toma como base apenas os votos válidos, Eduardo Campos amplia a vantagem para 81%. Jarbas Vasconcelos atinge 18% das intenções de voto e Edilson Silva mantém 1%. Os demais não pontuam.
A disputa pelas duas vagas no Senado também foi avaliada. O ex-ministro Humberto Costa (PT) tem 59% das citações. Armando Monteiro Neto (PTB) aparece com 43% das intenções de voto, pela primeira vez nesta pesquisa, à frente de Marco Maciel (DEM), que tem a preferência de 33% do eleitorado pesquisado. Raul Jungmann (PPS) possui 10% de citações. Os demais candidatos não ultrapassam 1%.
Na pesquisa, 17% dos entrevistados citaram apenas um candidato. Brancos e nulos somam 13% e dentro da amostragem, 21% disseram estar indecisos sobre quem votar. Foram feitas 1.806 entrevistas em Pernambuco, entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com o número 48785/2010.