Ibope aponta Wilson Martins na liderança com 34% em Piauí

Carlos Rocha, Portal Terra

TERESINA - O candidato ao governo do Piauí Wilson Martins (PSB) lidera a corrida eleitoral com 34% das intenções de voto, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela TV Clube, afiliada da TV Globo no Estado.

Em segundo lugar, vem Sílvio Mendes (PSDB) com 27%. Em agosto, havia empate técnico entre os candidatos. Martins aparecia com 24% da preferência do eleitorado, enquanto Mendes tinha 22%. João Vicente Claudino (PTB) passou de 19% das intenções de voto para 23% em setembro. Teresa Britto (PV) apresentou redução passando de 2% para 1% das intenções de voto.

Major Avelar (PSL) e Geraldo Carvalho (PSTU) tinham 1% em agosto e não pontuaram em setembro. Romulado Brasil (Psol) e Francisco Macedo (PMN) não alcançaram 1% das intenções de voto nas duas pesquisas. Brancos e nulos somaram 4% e indecisos são 10%.

Foram entrevistados 812 eleitores entre os dias 7 e 9 de setembro e a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) com o número 25.133/2010. A margem de erro é de três pontos percentuais.

A pesquisa projetou três cenários para o segundo turno. No primeiro cenário entre Wilson Martins e Sílvio Mendes, o candidato a reeleição ganharia com 45% a 39% do tucano. Brancos e nulos neste cenário são 6% e indecisos são 10%. Em um segundo cenário, com Wilson Martins e João Vicente Claudino, o candidato do PSB alcança 50% contra 35% do petebista. Neste cenário brancos e nulos são 8% e os indecisos são 8%.

No terceiro cenário entre Sílvio Mendes e João Vicente Claudino, o tucano venceria com 47% contra 35% do candidato do PTB.